Lula defende debate sobre mandatos do STF! Em entrevista, presidente critica duração excessiva dos ministros do Supremo. Debate ganha força com analogia à Suprema Corte americana
Em entrevista ao UOL News, nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a necessidade de se discutir a duração dos mandatos para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A questão, que já era presente no programa de campanha do ex-governador Fernando Haddad em 2018, ganhou novo impulso com a declaração do presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula argumentou que a ausência de um limite de tempo para os ministros do STF é inadequada. “Eu acho que tudo precisa mudar. E nada está livre de mudança”, afirmou. Ele ressaltou que não é justo que um ministro entre aos 35 anos e permaneça no cargo até os 75, considerando essa duração excessiva. “Não é justo, é muito tempo”, complementou.
O presidente enfatizou que a discussão sobre os mandatos não está relacionada ao julgamento dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. “Então, eu acho que pode ter um mandato. Mas isso é um processo a ser discutido com o Congresso Nacional, que não tem nada a ver com o 8 de janeiro, com o julgamento do 8 de janeiro”, declarou.
Lula destacou a importância da respeitabilidade das instituições, citando o exemplo da Suprema Corte americana, que não cedeu à pressão do então presidente Donald Trump.
“O julgamento foi a maior lição de que as instituições têm respeitabilidade neste País, porque nem a pressão do presidente Trump fez com que a Suprema Corte mudasse de posição. Isso é um valor incomensurável para um país democrático”, concluiu o presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!