Presidente afirma que “traficantes são vítimas dos usuários” em fala na Indonésia. Leia no Poder360.
Em Jacarta, Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou críticas nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025, ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários também”. O petista proferiu a declaração durante uma entrevista a jornalistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula argumentou que, ao combater as drogas, seria mais fácil atacar os usuários, que, segundo ele, são responsáveis pelos traficantes, que, por sua vez, também são vítimas dos usuários.
A fala do presidente provocou reações imediatas na oposição.
Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado, comentou: “Lula acaba de anunciar que traficantes são vítimas dos usuários. No ritmo que vai, daqui a pouco o PCC [Primeiro Comando da Capital] vira ONG”.
Ciro Nogueira (PP-PI), senador, declarou: “Os traficantes são vítimas dos usuários, os assaltantes são vítimas dos assaltados, os assassinos são vítimas dos mortos, os estupradores são vítimas das violentadas e por aí vai. Presidente Lula, vítima é o povo brasileiro dessa visão em que as vítimas são culpadas e os culpados são vítimas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carlos Jordy (PL-RJ), deputado, afirmou que o presidente deveria passar por um exame de sanidade mental.
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), deputado, condenou a fala de Lula, acusando-o de defender quem destrói famílias e espalha violência, e afirmou que o país precisa de justiça, não de romantização do tráfico de drogas.
Hamilton Mourão (Republicanos-RS), senador, criticou Lula e a esquerda por “romantizarem o crime”, afirmando que discursos que tratam traficantes como vítimas enfraquecem a segurança e os valores do país.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!