Lula critica: “Fome é irmã da guerra” e denuncia tarifas
Presidente defende: “Seja travado com armas e bombas ou com tarifas e subsídios”, alertando que conflitos armados desorganizam insumos e alimentos.

Presidente Lula Compara Fome a Guerra em Fórum Mundial
Ao participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que “a fome é irmã da guerra”. Segundo o presidente, “seja ela travada com armas e bombas ou com tarifas e subsídios”. Lula ressaltou que conflitos armados, além de causar sofrimento humano e destruição, desorganizam as cadeias de produção e distribuição de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente também criticou as barreiras comerciais impostas por países ricos, que prejudicam a produção agrícola em países em desenvolvimento. “As políticas protecionistas de países ricos desestruturam a produção agrícola no mundo em desenvolvimento”, declarou.
Multilateralismo e a FAO
Lula comentou os 80 anos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), destacando seu trabalho junto ao Programa Mundial de Alimentos e ao Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura. “Não deixa dúvidas de que o mundo seria um lugar pior sem o multilateralismo”, afirmou.
O presidente mencionou o reconhecimento crescente do direito à alimentação em diversas legislações, graças ao trabalho da FAO.
Reflexões sobre o Multilateralismo
Lula recordou que participava das comemorações dos 70 anos da FAO há 10 anos. “Muito mudou neste período. Vivíamos então o entusiasmo da adoção da agenda 2030. O mundo havia se unido em torno de objetivos comuns e caminhava rumo a um futuro promissor”, disse. “Hoje, tanto nossa capacidade de agir coletivamente quanto o otimismo que nos animava estão abalados. Os desafios se aprofundaram, mas não temos alternativa senão persistir. Enquanto houver fome, a FAO permanecerá indispensável.”
Leia também:

Hamas liberta 20 reféns israelenses após 738 dias de cativeiro

Macron nomeia Sébastien Lecornu em novo governo para conter crise na França

Hamas libera reféns israelenses vivos em operação coordenada com Gaza
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da Agência Brasil