Presidente Lula Manifesta Desejo de Presença de Trump na Conferência Climática
Em entrevista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou o desejo de que o ex-presidente Donald Trump (Partido Republicano) participasse da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cúpula, que servirá de preparativo para a COP30, reunirá líderes mundiais para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas.
Lula enfatizou o interesse de que Trump visitasse a Amazônia, mencionando a maniçoba, um prato típico do Pará, como um exemplo de experiência que poderia melhorar o humor do ex-presidente. “Eu, sinceramente, queria que o Trump viesse aqui. Eu queria que ele viesse pra ele ver o que é floresta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se ele comer uma maniçoba [prato típico do Pará, feito com a folha da mandioca. Deve ser cozido por 7 dias para eliminar toxinas], ele nunca mais vai ter mau humor. Nunca mais”, declarou o presidente.
Além de Trump, o presidente da Argentina, representando o partido La Libertad Avanza, e o presidente da China, Xi Jinping (PCCH), também estarão presentes. O governo chinês informou que o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang representará o país no evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Lula ressaltou que já participou de diversas edições da conferência e que a presença de todos os líderes não é constante. No entanto, o presidente acredita que a reunião terá uma ampla participação internacional. “Nós temos a participação de 53 chefes de Estado […] Temos 46 ministros que vão participar e nós temos por volta de 19 organismos internacionais, além de vários embaixadores que vêm para apresentar o seu país. É uma representação forte”, afirmou.
