Lula concede arguição: defesa de hacker busca redução de pena no Supremo

Defesa de hacker busca redução de pena no Supremo com argumento do presidente Lula. Delgatti cumpre requisitos para comutação da pena. PGR apoia pedido.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Defesa de Hacker Busca Redução de Pena com Argumentos ao Supremo

A defesa do hacker, que cumpre pena por invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal uma solicitação de redução da pena. O pedido se baseia em um documento assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento prevê a redução parcial das penas para condenados que não se enquadram nas hipóteses de perdão total, por meio da comutação. Diferentemente do indulto, que extingue a pena, a comutação apenas diminui o tempo restante de prisão.

Para que a redução seja concedida, a defesa de Delgatti argumenta que o hacker cumpre os requisitos estabelecidos, como o tempo de pena e o bom comportamento, que foram alcançados até 25 de dezembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O advogado Ariovaldo Moreira informou que Delgatti cumpriu um quarto da pena até essa data, o que permitiria a redução de 25% da pena remanescente. Ele ressaltou que a conduta do hacker no presídio também é um fator positivo, sem punições disciplinares.

A defesa argumenta que os crimes pelos quais Delgatti foi condenado – invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica – não se enquadram em categorias que impedem a comutação, como crimes hediondos ou corrupção. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se posicionou favoravelmente à redução da pena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile