O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma celebração antecipada de seus 80 anos durante uma viagem oficial à Indonésia, em 23 de outubro de 2025. O evento ocorreu no Palácio Presidencial Merdeka, em Jacarta, com um banquete de Estado oferecido pelo presidente indonésio, Prabowo Subianto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Homenagem Especial
Inicialmente, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que a celebração era apenas do aniversário do presidente indonésio. No entanto, ao final do evento, Lula recebeu homenagens especiais. Prabowo Subianto completou 74 anos em 17 de outubro, e Lula atingirá a marca dos 80 anos na próxima segunda-feira, 27 de outubro.
Recordes e Intenções Futuras
Com a proximidade de sua comemoração, Lula se torna o presidente brasileiro mais velho em exercício. Após completar 79 anos, ele já havia ultrapassado Michel Temer (MDB), que deixou o cargo aos 78 anos. Em 2023, Lula alcançou outro recorde ao se tornar o mais velho a tomar posse da presidência do Brasil, quando tinha 77 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, o presidente brasileiro escreveu: “Um jantar cheio de carinho e simbolismo, que me emocionou profundamente. Agradeço ao presidente Prabowo e ao povo indonésio por essa acolhida tão generosa”.
Disputa por um Novo Mandato
Durante a visita oficial, o petista confirmou sua intenção de disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. A declaração foi feita ao lado de Subianto durante a cerimônia de assinatura de atos no Palácio Merdeka.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O presidente indonésio havia dito que admirava Lula por já estar em seu terceiro mandato, acrescentando, entre risos, que pela lei indonésia isso não seria possível. Prestes a completar 80 anos, o brasileiro respondeu: “Eu quero lhe dizer que eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza de que estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um 4º mandato no Brasil”.
Comitiva Oficial
Integram a comitiva oficial do presidente Lula na viagem à Ásia os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, integrará a comitiva a partir da Malásia.
