Lula celebra a soberania e a defesa do povo na data do 7 de setembro

O presidente afirmou que o Brasil não tolera ordens de terceiros e criticou “traidores da pátria” por ataques ao país.

07/09/2025 10:05

4 min de leitura

Lula celebra a soberania e a defesa do povo na data do 7 de setembro
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, na véspera do 7 de setembro – Dia da Independência do Brasil –, a relevância da soberania nacional e da união dos brasileiros na proteção da democracia, do meio ambiente e das instituições do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula declarou que o dia 7 de Setembro representa a obtenção da liberdade e da autonomia do Brasil. Não seremos mais colônia de ninguém. Somos capazes de governar e cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de qualquer governo estrangeiro.

Em relação a ataques contra a democracia, Lula declarou que “é inaceitável o papel de alguns políticos brasileiros que incitam os ataques ao Brasil”. Foram escolhidos para servir o povo brasileiro, porém defendem unicamente seus próprios interesses. São traidores da nação. A História não os perdoará.

O presidente destacou que a defesa da soberania se traduz no enfrentamento da desigualdade, na salvaguarda das conquistas dos trabalhadores, na geração de oportunidades para os jovens e no apoio a empreendedores e indivíduos em situação de vulnerabilidade. Se possuímos direito a essas políticas públicas, é porque o Brasil é um país soberano e tomou a decisão de cuidar do povo brasileiro.

Lula também defendeu a manutenção do Pix como sistema público e gratuito, e criticou o uso das redes digitais para a disseminação de desinformação, discurso de ódio e crimes como a exploração sexual de crianças e adolescentes.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os avanços do governo, o presidente citou a redução do desemprego, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações brasileiras em dois anos e oito meses, a diminuição pela metade do desmatamento na Amazônia e a preparação da Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém, em novembro.

Ao finalizar o discurso, Lula convocou os brasileiros à união. “Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, declarou.

Transmissão

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmite e cobre os eventos especiais do Dia da Independência, no domingo, 7 de setembro. O Desfile Cívico-Militar de Brasília (DF) terá destaque nos veículos da instituição, levando aos lares de milhões de brasileiros imagens, informações e análises sobre a data. O tema das comemorações deste ano é “Brasil Soberano”.

A programação da TV Brasil inicia cedo, às 8h, com a expectativa para a cerimônia e a chegada do público. Além de Brasília, haverá entradas também do Rio de Janeiro e de São Paulo. A transmissão especial do desfile começa a partir das 9h, com especialistas comentando os símbolos da festa e o significado histórico do 7 de setembro.

Na Rádio Nacional, boletins jornalísticos ao longo do dia vão atualizar os ouvintes sobre o andamento do Desfile. A Rádio Nacional da Amazônia apresenta ainda edições especiais do programa Natureza Viva, às 9h, e Ponto de Encontro, às 10h.

A Agência Brasil e a Radioagência Nacional integram a cobertura factual voltada ao público amplo e também a outros veículos de comunicação que desejem utilizar os materiais, seja em texto, foto ou áudio.

No Canal Gov, a transmissão começará às 8h, com a apresentação de um programa especial com reportagens, entradas ao vivo da Esplanada dos Ministérios, do Rio de Janeiro e de São Paulo, e convidados especiais. Além da participação do público via redes sociais, a emissora contará com representantes do governo federal e de cada uma das Forças Armadas, que irão falar sobre os detalhes da cerimônia.

A Rádio Gov entrará em rede, ao vivo. As emissoras de rádio de todo o país poderão retransmitir o desfile pelo mesmo sinal de satélite do programa A Voz do Brasil ou por streaming. Para os ouvintes, a cobertura completa estará disponível no player do portal, no endereço radiogov.ebc.com.br.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):