Sabatina do Ministro da AGU Adiada para 2026
O presidente do Senado Federal, representando o União Brasil do Amapá, anunciou nesta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, que a sabatina do ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Supremo Tribunal Federal (STF), será realizada em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A justificativa apresentada é que o Congresso Nacional concentrará seus esforços na análise e aprovação da Lei Orçamentária Anual, considerando o reccesso parlamentar agendado para 23 de dezembro.
A previsão de adiamento ocorre após a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) ter cancelado a sessão de sabatina originalmente marcada para 10 de dezembro. A decisão se deve à falta de envio da documentação completa pelo Planalto, o que impediu a continuidade do processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A demora na entrega da documentação foi interpretada como uma estratégia do governo para prolongar o tempo necessário para a avaliação do nome de Messias pelo Senado.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, manifestou insatisfação com a indicação, preferindo que o senador (PSD-MG), amigo próximo, fosse o nome escolhido por Lula para a vaga no STF. A documentação do ministro Messias já está disponível na Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, mas o Planalto informou que manterá a documentação sob controle até que seja viável o envio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O adiamento da sabatina representa uma vitória para o presidente Lula, que buscou ativamente a aprovação do nome do ministro da AGU no Senado. A estratégia do governo petista visa garantir a confirmação de Messias no STF, consolidando sua presença no Judiciário.
