Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Governo
  3. Lula Assina Pacto Histórico Contra Feminicídio com Três Poderes

Lula Assina Pacto Histórico Contra Feminicídio com Três Poderes

Presidente assina pacto histórico contra feminicídio com Três Poderes. Em 2 de fevereiro de 2026, o Presidente Lula assinou um pacto crucial contra o feminicídio, reunindo Executivo, Legislativo e Judiciário. O petista enfatizou a necessidade de punição e um compromisso social amplo, envolvendo os homens. Leia mais!

Por: redacao

02/02/2026 16:47

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Presidente Assina Pacto Contra o Feminicídio com Três Poderes

Em 2 de fevereiro de 2026, o Presidente da República assinou um pacto histórico de enfrentamento ao feminicídio, reunindo representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário. A cerimônia, realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), marcou um momento crucial na luta contra a violência de gênero no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista enfatizou a necessidade de punição rigorosa para assassinos e agressores, mas também destacou a importância de um compromisso social amplo, especialmente envolvendo os homens. “Mais que um pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário, esse precisa ser um pacto que envolva toda a sociedade brasileira.

Um pacto que envolva, sobretudo, os homens deste país. Que precisam entender que não são donos de ninguém”, declarou o presidente.

Compromisso dos Poderes

O acordo estabelece um compromisso formal entre os Três Poderes para a adoção de ações coordenadas contra a violência contra mulheres. A iniciativa foi anunciada pela Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, à imprensa em Brasília.

O modelo se baseia na união dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para atuar de forma conjunta, coordenada e com responsabilidade compartilhada em temas de interesse nacional.

Leia também:

Lula Reforça Compromisso com a Democracia e o STF em Discurso Impactante!

Lula Reforça Compromisso com a Democracia e o STF em Discurso Impactante!

Lula Alerta: Ameaças ao Voto e o Golpismo no Brasil em 2026!

Lula Alerta: Ameaças ao Voto e o Golpismo no Brasil em 2026!

Governo Lula Surpreende com Memes e Isenção do IR para Trabalhadores!

Governo Lula Surpreende com Memes e Isenção do IR para Trabalhadores!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados Sobre o Feminicídio

Em 2025, o Brasil registrou um número alarmante de casos de feminicídio, com 4 mortes por dia. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, foram 1.470 feminicídios no último ano. Além disso, o Ministério das Mulheres reportou 679.058 casos de violência contra a mulher no ano anterior, abrangendo todas as situações que envolvem a violação de direitos femininos previstos por lei.

Discurso do Presidente

O presidente discutiu o avanço dos índices de violência contra a mulher e defendeu a ampliação do debate para além das instituições. Em 28 de janeiro, o presidente classificou o feminicídio como um problema estrutural da região. No evento, afirmou: “Essa não é uma batalha só das mulheres.

Nós, homens, temos que nos somar a essa luta e assumir a responsabilidade de acabar com a violência contra as mulheres.”

O presidente também abordou desafios como o uso de inteligência artificial e fake news no processo eleitoral, enfatizando a necessidade de a Justiça Eleitoral agir com rigor e precisão para que a vontade popular prevaleça.

O tema também tem sido abordado por Lula em esferas internacionais. no em 28 de janeiro, o presidente classificou o feminicídio como um problema estrutural da região.

Assista à cerimônia no STF: (Link para a cerimônia – não incluído devido às regras)

Leia os principais assuntos abordados por Lula em seu discurso: defesa das instituições – “Compareço a esta solenidade para reafirmar o compromisso das instituições brasileiras com a Constituição, a democracia e a soberania do Brasil”; ataques de 8 de Janeiro – “Foi um ataque frontal às instituições democráticas, que tentou romper a ordem constitucional e desrespeitar a vontade do povo brasileiro”; confiança institucional – “Hoje, participo desta celebração republicana com a confiança e a esperança renovadas”; resposta ao golpismo – “O Brasil é muito maior do que qualquer golpista e qualquer traidor da pátria”; papel do STF – “O Supremo Tribunal Federal não buscou protagonismo, muito menos tomou para si atribuições de outros Poderes”; ameaças aos ministros – “Por agirem de acordo com a lei, ministras e ministros desta Corte enfrentaram pressões e até ameaças de morte”; resolução de conflitos políticos – “No Brasil, divergências políticas se resolvem pelas urnas, pelo diálogo constitucional e pelas leis”; equilíbrio entre Poderes – “A Constituição exige diálogo permanente entre Executivo, Legislativo e Judiciário”; soberania nacional – “Reafirmamos que nenhuma nação se constrói sob tutela”; julgamento dos golpistas – “Aqueles que atentaram contra a democracia tiveram julgamento justo, com amplo direito de defesa”; fortalecimento democrático – “A democracia brasileira saiu desse processo mais forte e mais madura”; mensagem contra novas rupturas – “Os responsáveis por qualquer futura tentativa de ruptura democrática serão punidos com o rigor da lei”; papel do TSE – “O Tribunal Superior Eleitoral tem sido um pilar fundamental da soberania do voto e da legitimidade do processo eleitoral”; desafios tecnológicos – “Uma mentira contada mil vezes tem o poder de influenciar o processo eleitoral”; uso de IA e fake news – “A Justiça Eleitoral precisa agir com rigor e precisão para que a vontade popular prevaleça”; independência do Judiciário – “Independência não significa isolamento, mas convivência institucional harmônica”; combate ao crime organizado – “Não importa onde os criminosos estejam nem o tamanho da conta bancária.

Todos pagarão pelos crimes que cometeram”; violência contra a mulher – “Assassinos e agressores devem ser punidos com rigor, mas também é preciso educar os meninos”; responsabilidade social – “Mais que um pacto entre os Poderes, esse compromisso precisa envolver os homens”.

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
LulaPacto Contra Feminicídio
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Política

Ministro Fachin Defende Autocorreção Radical no STF – Reforma Urgente?

02/02/2026 14:50 | 1 min de leitura

● Rio de Janeiro: Polícia Civil Evita Ataque Terrorista e Prisões Chocantes!

02/02/2026 14:52 | 1 min de leitura

● Salário Mínimo 2026: Aumento de 6,79% Já Entra em VIGOR – Confira!

02/02/2026 14:32 | 1 min de leitura

● Acadêmicos de Niterói ironizam oposição e homenageiam Lula no Carnaval!

02/02/2026 14:34 | 2 min de leitura

● Padre Ferida Ataca: Manifestação Contra Armas e Acusações Explosivas!

02/02/2026 12:29 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!