Lula assina acordos históricos com Índia e mira novos negócios na Coreia do Sul!

Brasil e Índia selam 8 acordos! Lula e Modi fortalecem parcerias estratégicas. Novos acordos previstos em Seul. 🚀

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo brasileiro formalizou, neste sábado (21 de fevereiro de 2026), oito acordos com o governo indiano, em um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro Narendra Modi. Após a reunião, Lula embarcará para Seul, na Coreia do Sul, onde novos acordos também estão previstos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os oito documentos representam um marco importante nas relações bilaterais entre os dois países.

Memorandos de Entendimento em Destaque

A maioria dos acordos firmados se concretiza através de memorandos de entendimento. Esses documentos, que alinham objetivos e responsabilidades entre as partes, servem como um passo inicial antes da formalização de contratos definitivos. Um dos acordos mais relevantes é o memorando sobre terras raras, um recurso estratégico em crescente demanda global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil detém o segundo maior estoque de reservas desse mineral, e a disputa por acesso a esses recursos se intensificou entre Estados Unidos e China.

Cooperação Técnica e Científica

O memorando sobre terras raras estabelece um processo de diálogo e troca de experiências entre os países, sem prazos ou metas específicas. A cooperação visa compartilhar o conhecimento e as estratégias de desenvolvimento de cadeias de minerais críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Além disso, foram assinados acordos de cooperação em áreas como vigilância sanitária, propriedade industrial, comunicações e micro, pequenas e médias empresas, buscando fortalecer a colaboração em diversos setores.

Acordos Firmados

Os acordos incluem uma declaração conjunta sobre Parceria Digital para o Futuro, além dos memorandos de entendimento entre os ministérios de Minas e Energia do Brasil e da Índia, o CSIR (Conselho de Pesquisa Científica e Industrial da Índia) e o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a CDSCO/DGHS da Índia, o Ministério das Comunicações do Brasil e o Departamento de Correios do Ministério das Comunicações da Índia, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil e o Ministério das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Índia, e o Ministério do Aço do Governo da Índia e o Ministério das Minas e Energia do Brasil.

Sair da versão mobile