Lula anuncia retomada de negociações com Trump após COP30 e tensões EUA-Brasil

Lula promete retomar contato com Trump se negociações sobre Brasil e EUA não avançarem. Reunião entre presidentes busca amenizar tensões após aumento de tarifas

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Negociações Bilaterais em Curso Entre Brasil e Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, que retomará o contato com o presidente dos Estados Unidos, caso as discussões entre os dois países não apresentem avanços significativos até o término da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conferência está programada para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro. Lula enfatizou a importância de que as equipes de negociação iniciassem conversas o mais breve possível, após uma reunião anterior com o então presidente Donald Trump, na qual acreditava que um acordo seria alcançado.

A declaração foi feita em entrevista coletiva em Belém, com a presença da Agência France-Presse (AFP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro entre Lula e Trump ocorreu em outubro, buscando amenizar as tensões entre Brasil e Estados Unidos, após o governo americano ter aumentado as tarifas sobre importações brasileiras em agosto, elevando-as de 10% para 50%. A Presidência da República classificou a reunião como uma etapa importante nas negociações, focada nos termos de um possível acordo comercial.

As tarifas de 50% permanecerão em vigor até que um acordo seja formalizado. Lula informou que o vice-presidente e ministro da Indústria, (PSB), e o ministro da Fazenda, estão preparados para uma nova rodada de negociações e que a viagem da equipe brasileira aos Estados Unidos é uma possibilidade, caso seja necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O presidente reiterou que, após o encerramento da COP30, a ligação para o presidente Trump será retomada, caso a reunião entre os negociadores não tenha sido agendada.

Sair da versão mobile