Lula agenda reuniões bilaterais com líderes mundiais em Belém para Cúpula da ONU

Lula agenda reuniões bilaterais em Belém para Cúpula de Líderes! Presidente do PT reunirá chefes de Estado, incluindo Ursula von der Leyen e Sidi Ould Tah.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Agenda Presidencial em Belém com Reuniões Bilaterais

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) tem agendado 9 reuniões bilaterais para 4ª feira (5.nov.2025) em Belém (PA), em preparação para a Cúpula de Líderes, que ocorrerá de 5ª feira (6.nov) a 6ª feira (7.nov.2025). Os encontros serão realizados no Museu Paraense Emílio Goeldi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reuniões Bilaterais Agendadas

A agenda presidencial iniciará às 9h com audiência ao presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Sidi Ould Tah. Em seguida, o presidente se reunirá com o presidente da República do Congo, Denis Sassou N’Guesso, às 9h50. Às 10h40, o petista receberá o presidente da Finlândia, Alexander Stubb. Às 11h30, encontrará o presidente de Comores, Azali Assoumani.

À tarde, às 14h20, Lula se reunirá com o 1º-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape. Às 15h10, receberá a presidenta do Suriname, Jennifer Geerlings-Simons. Às 16h, o presidente brasileiro encontrará o vice-1º-ministro do Conselho de Estado da China, Ding Xuexiang. Às 16h50, receberá a presidenta de Honduras, Xiomara Castro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última reunião bilateral do dia está marcada para às 17h40, com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Contexto da Cúpula de Líderes

Lula chegou a Belém no sábado (1º.nov.2025) para compromissos que antecedem a Cúpula de Líderes, programada para 5ª feira e 6ª feira (6 e 7.nov.2025). A conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) será realizada oficialmente de 10 a 21 de novembro na capital paraense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Lula afirmou nesta 3ª que 53 chefes de Estado participarão da Cúpula de Líderes. A declaração foi dada durante entrevista a agências internacionais de notícia em Belém.

Representação Internacional na Cúpula

Questionado sobre a ausência de líderes como Donald Trump, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, Lula afirmou que nem todas as COPs contam com a presença dos principais chefes de Estado. Ele destacou que diversos países enviaram representantes de alto nível.

“Nós temos 53 chefes de Estado que vão participar. 46 ministros, e nós temos por volta de 19 organismos internacionais, além de diversos embaixadores. É uma representação forte“, disse o presidente.

Compromissos em Belém e Próximas Etapas

A Cúpula acontece antes da abertura oficial da COP30, na 2ª feira (10.nov.2025). Além da discussão entre líderes, delegações de diplomatas, especialistas e negociadores.

Sair da versão mobile