Deputado Luiz Gastão defende escala de 6×1 com 40h semanais e desoneração para empregadores na Câmara.
O deputado Luiz Gastão (PSD-CE) manteve a proposta de escala de trabalho de 6×1 em seu relatório, mesmo após questionamentos do governo federal. Durante a subcomissão que discutia a proposta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), Gastão apresentou dados sobre potenciais impactos econômicos negativos, incluindo a possibilidade de queda na produção, redução da produtividade e aumento do desemprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relatório busca equilibrar as demandas de trabalhadores e as preocupações dos empregadores. A proposta original previa jornadas de até 36 horas semanais, enquanto o relatório de Gastão mantém a escala de 6×1, com limite de 40 horas semanais e até 8 horas diárias.
Gastão propôs uma redução gradual da jornada, começando com 42 horas semanais e diminuindo em uma hora por ano. A proposta também inclui uma limitação de seis horas diárias para sábados e domingos, com pagamento de adicional de 100% sobre as horas extras.
Para incentivar a adesão à proposta, o relatório sugere a desoneração de empregadores cuja folha de salários represente uma parcela significativa de seu faturamento. A medida propõe um desconto gradual na contribuição sobre a folha para empregadores cujo pagamento de salários seja de 30% ou mais do faturamento, variando de 0% a 50%.
A subcomissão especial da escala 6×1 se reunirá nesta quarta-feira (3), às 9h, para analisar o relatório. A proposta ainda será avaliada pelas Comissões de Trabalho e Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!