Lua cheia em superlua iluminará o céu nacional nesta quinta-feira, 4 de dezembro. Espectáculo astronômico acessível a todos, sem necessidade de equipamentos
Nesta quinta-feira, 4 de dezembro, o céu de todo o país poderá apreciar um espetáculo astronômico: a Lua cheia em superlua. O evento não exige equipamentos especiais para observação, tornando-se acessível a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para uma visualização otimizada, recomenda-se observar a Lua logo após o anoitecer, em locais com boa visibilidade do horizonte e longe de áreas com poluição luminosa. A observação a olho nu proporcionará a melhor experiência.
A superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o momento em que o satélite natural está mais próximo da Terra, um ponto conhecido como perigeu. Nessa posição, a Lua aparenta ser ligeiramente maior e mais brilhante do que o normal.
Apesar de sua popularidade, o termo “superlua” não possui origem científica. Foi criado em 1979 pelo astrólogo Richard Nolle, que definiu o evento como uma Lua cheia que ocorre no perigeu, até 90% da distância entre a Terra e a Lua.
A definição de superlua é, portanto, arbitrária e sujeita a interpretações. A União Astronômica Internacional, responsável pela nomenclatura oficial, não estabelece um critério mínimo de distância para classificar uma Lua cheia como superlua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A distância de 357.219 km utilizada no dia 4 de dezembro, por exemplo, é apenas uma referência.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!