O Museu do Louvre, em Paris, foi palco de um audaz furto ocorrido no domingo (19.out.2025). Oito itens de valor foram roubados da Galeria de Apolo.
Detalhes do Incidente
Segundo informações do ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, o assalto durou aproximadamente 7 minutos. A coroa da imperatriz Eugênia foi levada e encontrada danificada em uma área próxima ao museu.
Investigação e Resposta
O Ministério Público de Paris iniciou uma investigação sobre o crime. O Louvre, um dos museus mais visitados globalmente, com cerca de 9 milhões de visitantes anualmente, anunciou o fechamento programado para a segunda-feira (20.out.2025), oferecendo reembolsos aos visitantes.
Itens Roubados
Os seguintes itens foram levados:
- Diadème de la parure de la reine Marie-Amélie et de la reine Hortense – Tiara com safiras e diamantes, parte do acervo nacional.
- Collier de la parure de saphirs de la reine Marie-Amélie et de la reine Hortense – Colar com grandes safiras e diamantes, símbolo do luxo da corte francesa do século 19.
- Boucle d’oreille de la même parure de la reine Marie-Amélie et de la reine Hortense – Um dos brincos do conjunto de safiras.
- Collier d’émeraudes de la parure de l’impératrice Marie-Louise – Colar de esmeraldas, parte de um conjunto imperial do século 19.
- Paire de boucles d’oreilles d’émeraudes de la parure de l’impératrice Marie-Louise – Par de brincos de esmeraldas do conjunto da imperatriz.
- Broche reliquaire – Broche com forte simbolismo religioso, parte das joias imperiais francesas.
- Diadème de l’impératrice Eugénie – Tiara da imperatriz Eugênia de Montijo, feita em ouro e diamantes, usada em cerimônias oficiais.
- Grand nœud de corsage de l’impératrice Eugénie (broche) – Broche em forma de laço de corpete, símbolo da opulência do período.