Louvre é assaltado e joias roubadas em operação ousada

Polícia investiga arrombamento em museu com scooter e motosserras. Prejuízo é avaliado enquanto investigação avança.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Joias foram subtraídas no domingo (19) durante um assalto ao Museu do Louvre, o museu mais visitado do mundo. O museu anunciou seu fechamento devido a “motivos excepcionais”, conforme confirmado por fontes próximas ao caso. O incidente ocorreu entre 9h30 e 9h40, quando indivíduos entraram no museu, localizado em Paris, e removeram diversos objetos de arte antes de fugir. A Brigada Antibanditismo (BRB) está conduzindo as investigações, e o valor total do roubo está sendo avaliado.

Os criminosos, cujo número ainda não foi divulgado, utilizaram uma scooter e um elevador de carga para acessar a sala alvo. Eles estavam armados com motosserras de pequeno porte, de acordo com relatos policiais. Uma das scooters utilizadas na fuga foi encontrada após o ocorrido.

A ministra da Cultura, Rachida Dati, informou inicialmente no X (Twitter) sobre o incidente, descrevendo-o como um “roubo” que ocorreu durante a inauguração do Museu do Louvre, que abriga a Mona Lisa. Ela relatou que não houve feridos e que as investigações estão em andamento, com a presença da equipe do museu e da polícia no local.

O Louvre, que recebeu quase 9 milhões de visitantes em 2024, com 80% deles estrangeiros, anunciou sua interdição no domingo devido a “motivos excepcionais”.

Vários museus franceses têm sido alvo de assaltos e furtos recentemente, evidenciando possíveis falhas nos sistemas de segurança e vigilância. Em meados de setembro, espécimes de ouro nativo foram roubados durante um arrombamento no Museu Nacional de História Natural de Paris, o que foi considerado uma “perda inestimável” para a pesquisa e o patrimônio. O roubo envolveu diversos exemplares de ouro nativo, com um valor estimado em aproximadamente € 600.000.

LEIA TAMBÉM!

No mesmo mês, um museu em Limoges, no centro da França, um importante museu de porcelana, sofreu um assalto, com perdas estimadas em € 6,5 milhões.

Sair da versão mobile