Louis Gerstner Jr. falece aos 83 anos: legado na IBM e atuação filantrópica

Louis Gerstner Jr., ex-CEO da IBM (1993-2002), faleceu aos 83 anos. Arvind Krishna divulgou a notícia em comunicado. Gerstner liderou a recuperação da IBM e recebeu diversas honrarias

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O empresário norte-americano Louis Gerstner Jr., que exerceu o cargo de CEO e presidente da IBM (International Business Machines) entre 1993 e 2002, faleceu aos 83 anos no sábado, 27 de dezembro de 2025. A informação foi divulgada pelo atual CEO da empresa, Arvind Krishna, por meio de um comunicado eletrônico enviado neste domingo, 28 de dezembro, aos funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A causa da morte não foi oficialmente divulgada.

Reconhecimento da IBM

Em seu comunicado, Krishna destacou a importância da liderança de Gerstner para a trajetória da IBM. Ele mencionou que Gerstner chegou à empresa em um momento de incerteza, e que sua gestão focou nas necessidades futuras dos clientes, sem olhar para o passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mensagem foi divulgada pela Reuters.

Recuperação Corporativa e Mudanças na IBM

Gerstner assumiu a liderança da IBM em abril de 1993, quando a empresa enfrentava dificuldades financeiras. Anteriormente, havia presidido a RJR Nabisco, um conglomerado norte-americano de alimentos e tabaco. Sua apresentação como novo líder da “Big Blue” ocorreu em março de 1993, em Nova York.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Resultados e Legado

Durante sua gestão, Gerstner conduziu uma das mais significativas recuperações corporativas nos Estados Unidos. Ele redirecionou o foco da IBM para serviços empresariais e promoveu mudanças na cultura organizacional da empresa. Ao longo dos nove anos em que esteve à frente da IBM, o valor das ações da empresa aumentou cerca de 800%.

Após a IBM e o Trabalho Filantrópico

Após deixar a IBM em 2002, Gerstner presidiu o Grupo Carlyle até se aposentar em 2008. Ele também fundou a Gerstner Philanthropies, em 1989, uma organização que inclui a Gerstner Family Foundation. A fundação emitiu uma declaração, afirmando que o legado do empresário se reflete nos sucessos das pessoas e instituições apoiadas.

Apoio Filantrópico e Reconhecimentos

Através da fundação, Gerstner apoiou pesquisas biomédicas, iniciativas nas áreas de educação, saúde e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele recebeu a Medalha Cleveland E. Dodge por Serviço Distinto à Educação, concedida pelo Teachers College da Universidade Columbia, e o prêmio de Serviço Distinto à Ciência e à Educação do Museu Americano de História Natural.

Em junho de 2001, foi condecorado, de forma honorária, como Cavaleiro do Império Britânico pela rainha Elizabeth 2ª.

Sair da versão mobile