Linha de transmissão Manaus-Boa Vista é ativada, conectando o estado do Roraima ao sistema elétrico brasileiro
Novo projeto histórico, denominado ‘Linhão de Tucuruí’, interrompe o isolamento energético do estado e deverá estimular a infraestrutura e a conectivida…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ativou, na quarta-feira (10), a linha de transmissão que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR), também chamada de “Linhão de Tucuruí”. Essa ação encerra o isolamento energético de Roraima, o único estado ainda não integrado ao SIN (Sistema Interligado Nacional).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Integraremos definitivamente todos os estados brasileiros em um sistema energético único no mundo”, afirmou Lula durante agenda em Manaus, na terça-feira (9).
O projeto obteve investimento de R$ 2,6 bilhões e possui aproximadamente 725 km de extensão, em configuração dupla de 500 kV, conectando a Subestação Engenheiro Lechuga, no Amazonas, até a Subestação Boa Vista, em Roraima. A operação será conduzida a partir dos centros de controle do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), em Brasília.
O projeto, que tramita desde 2011 e enfrentou diversos obstáculos ambientais – principalmente devido à passagem pela Terra Indígena Waimiri Atroari –, deverá ser finalizado até o final do ano. A Linha de Tucuruí também deve assegurar maior segurança energética, além de ampliar o acesso à internet de qualidade e impulsionar a expansão da rede de fibra óptica em Roraima.
Fonte por: Jovem Pan
Leia também:

Comissão é criada para examinar a Proposta de Emenda à Constituição sobre Segurança Pública

Gleisi Hoffman comenta sobre declarações dos EUA de utilizar “meios militares” contra o Brasil em relação ao julgamento de Bolsonaro

Após o dia 7 de Setembro, manifestantes cobram renúncia de Tarcísio de Freitas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE