Na terça-feira (16), em São Paulo, ocorrerá o evento “Vozes da África: Revoluções Pan-Africanas Hoje e o Legado de Thomas Sankara”, que reunirá lideranças populares e intelectuais dos três países que compõem a Aliança dos Estados do Sahel (AES): Burkina Faso, Mali e Níger.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento visa discutir os desafios contemporâneos das revoluções pan-africanas e a luta contra o neocolonialismo no continente. Desde 2020, o grupo de países africanos tem se afastado da França, antiga potência colonizadora da região, e segue um rumo autônomo após uma série de movimentos populares e armados.
A lista de convidados inclui Amina Hamani, do Níger, líder do Movimento Revolucionário das Mulheres Pan-africanas (Morfepan); Ibrahima Kebe, do Mali, coordenador da Escola Modibo Keïta; Inoussa Ganbaaga, de Burkina Faso, membro do Comitê Memorial Thomas Sankara (CIMTS) e participante dos Comitês de Defesa da Revolução entre 1983 e 1987; e Kounharè Dabire, também de Burkina Faso, atualmente Secretário-Geral da Coordenação Nacional das Associações de Vigilância Cidadã (CNAVC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Somos um único povo. Hoje o destino uniu os três países, Burkina, Mali e Níger, no âmbito da Aliança dos Estados do Sahel, e isso é excelente. A luta é comum e a batalha deve ser travada em conjunto para obter a vitória contra o imperialismo”, afirma Ibrahima Kebe.
O evento ocorrerá das 18h30 às 22h, no espaço do Armazém do Campo e da Livraria Expressão Popular, localizado na Alameda Nothmann, 806, no bairro de Campos Eliseos, em São Paulo (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física
Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”
Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios
A programação incluirá música, petiscos e bebidas típicas da região africana, além da estreia do documentário “Sahel: Pátria ou Morte”, produzido pelo Brasil de Fato. O filme trata da resistência popular que fortalece a revolução nos três países do Sahel, resultado de duas viagens do Brasil de Fato à região para cobrir as dinâmicas sociais e disputas geopolíticas.
Durante a programação, será lançado o dossiê “O Sahel em busca da soberania”, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.
Informações Gerais:
Evento: Vozes da África: Revoluções Pan-Africanas Atuais e o Legado de Thomas Sankara
Data: 16 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Armazém do Campo e Livraria Expressão Popular – Alameda Nothmann, 806, Campos Eliseos, São Paulo (SP)
Inscrições: bit.ly/EventoSahel (para assegurar a interpretação em português e francês no evento)
Organização: Assembleia Internacional dos Povos, Instituto Tricontinental, ALBA Movimentos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Livraria Expressão Popular e Armazém do Campo.
Fonte por: Brasil de Fato
