Na terça-feira (16), em São Paulo, ocorrerá o evento “Vozes da África: Revoluções Pan-Africanas Hoje e o Legado de Thomas Sankara”, que reunirá lideranças populares e intelectuais dos três países que compõem a Aliança dos Estados do Sahel (AES): Burkina Faso, Mali e Níger.
O evento visa discutir os desafios contemporâneos das revoluções pan-africanas e a luta contra o neocolonialismo no continente. Desde 2020, o grupo de países africanos tem se afastado da França, antiga potência colonizadora da região, e segue um rumo autônomo após uma série de movimentos populares e armados.
A lista de convidados inclui Amina Hamani, do Níger, líder do Movimento Revolucionário das Mulheres Pan-africanas (Morfepan); Ibrahima Kebe, do Mali, coordenador da Escola Modibo Keïta; Inoussa Ganbaaga, de Burkina Faso, membro do Comitê Memorial Thomas Sankara (CIMTS) e participante dos Comitês de Defesa da Revolução entre 1983 e 1987; e Kounharè Dabire, também de Burkina Faso, atualmente Secretário-Geral da Coordenação Nacional das Associações de Vigilância Cidadã (CNAVC).
“Somos um único povo. Hoje o destino uniu os três países, Burkina, Mali e Níger, no âmbito da Aliança dos Estados do Sahel, e isso é excelente. A luta é comum e a batalha deve ser travada em conjunto para obter a vitória contra o imperialismo”, afirma Ibrahima Kebe.
O evento ocorrerá das 18h30 às 22h, no espaço do Armazém do Campo e da Livraria Expressão Popular, localizado na Alameda Nothmann, 806, no bairro de Campos Eliseos, em São Paulo (SP).
LEIA TAMBÉM!
A violência política digital afeta principalmente mulheres negras; 63% das ameaças mencionam o assassinato de Marielle
Governo Lula responde a novas provocações dos EUA, afirmando que os poderes “não serão intimidados”
Advogado estima que Bolsonaro “pode ser condenado a mais de 30 anos”, após ser considerado chefe da organização criminosa
A programação incluirá música, petiscos e bebidas típicas da região africana, além da estreia do documentário “Sahel: Pátria ou Morte”, produzido pelo Brasil de Fato. O filme trata da resistência popular que fortalece a revolução nos três países do Sahel, resultado de duas viagens do Brasil de Fato à região para cobrir as dinâmicas sociais e disputas geopolíticas.
Durante a programação, será lançado o dossiê “O Sahel em busca da soberania”, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social.
Informações Gerais:
Evento: Vozes da África: Revoluções Pan-Africanas Atuais e o Legado de Thomas Sankara
Data: 16 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h30 às 22h
Local: Armazém do Campo e Livraria Expressão Popular – Alameda Nothmann, 806, Campos Eliseos, São Paulo (SP)
Inscrições: bit.ly/EventoSahel (para assegurar a interpretação em português e francês no evento)
Organização: Assembleia Internacional dos Povos, Instituto Tricontinental, ALBA Movimentos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Livraria Expressão Popular e Armazém do Campo.
Fonte por: Brasil de Fato