Líderes Globais se Reúnem em Belém para Cúpula e COP30: Lula e 57 Chefes de Estado Confirmados

Cúpula de Líderes para COP30 em Belém reunirá 57 chefes de Estado e governo. Evento de 6 a 7 de novembro terá foco em clima e financiamento climático.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Cúpula de Líderes e COP30: Participantes Confirmados e Detalhes da Conferência

A Cúpula de Líderes que antecederá a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), em Belém, entre 6 e 7 de novembro de 2025, contará com a presença de 57 chefes de Estado e chefes de governo. Além disso, 39 ministros e representantes de 43 outros países e organizações internacionais participarão do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O negociador-chefe do Brasil para a COP30, Maurício Lyrio, informou que a lista completa de líderes confirmados ainda não foi divulgada, devido a questões de protocolo. Haverá reuniões bilaterais entre o presidente (PT) e outros líderes, com o objetivo de acontecer em 5 de Novembro.

A Cúpula de Belém não será deliberativa, ou seja, não haverá um documento final de consenso entre os países participantes. A tomada de decisões sobre o regime de clima será realizada na COP, que iniciará no dia 10 de novembro. O Brasil negocia declarações para adesão de outros países em algumas áreas, sem o objetivo de consenso geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) é uma das principais contribuições do Brasil para o financiamento climático. A arquitetura do fundo foi desenvolvida inicialmente pela equipe de Marina Silva, e posteriormente trabalhada com o Ministério da Fazenda.

O Banco Mundial foi aprovado como operador do TFFF, com governança provisória e um comitê de direção composto por representantes de países com florestas tropicais e potenciais investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Cúpula de Belém terá discursos nacionais nos dois dias do evento, com uma extensa lista de oradores. Haverá também um almoço sobre o TFFF, presidido pelo presidente Lula, e uma primeira sessão temática sobre florestas e oceanos, ocorreria na tarde de 5ª feira (6.nov).

A sessão temática aborda transição energética na manhã de 6ª feira (7.nov), e a última sessão tratará dos 10 anos do Acordo de Paris, NDCs e financiamento climático.

Sair da versão mobile