Representantes chineses participam de comemorações do 80º aniversário do partido governante na Coreia do Norte, com ambos países sendo chamados de “amigos”.
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, viajará para a Coreia do Norte na quinta-feira (9) em uma visita oficial de alto nível, a primeira desde 2019, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta terça-feira (7). A missão diplomática deve durar até sábado (11) e tem como objetivo participar dos eventos que celebram o 80º aniversário da fundação do partido governante norte-coreano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicado destaca que a China e a Coreia do Norte são considerados “amigos e vizinhos tradicionais”. A visita faz parte de uma “política estratégica inabalável” do governo chinês e do Partido Comunista governante, que visa “manter, consolidar e desenvolver” as relações com a Coreia do Norte.
A China tem sido historicamente o principal aliado e fonte de apoio do governo norte-coreano. Apesar dos esforços de Kim Jong Un para diversificar seus laços, incluindo o estabelecimento de relações com a Rússia e o envio de tropas para auxiliar Moscou na guerra contra a Ucrânia, a aliança permanece fundamental.
A última visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, à Coreia do Norte ocorreu em 2019, antes do início da pandemia de COVID-19.
Com informações do Estadão Conteúdo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!