Leilões de Trens em São Paulo: Foco nas Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix
Os leilões das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, ambos promovidos pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela futura Linha 14-Ônix, representam um foco estratégico para a Comporte e a chinesa CRRC nos próximos grandes projetos de mobilidade em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é de que esses leilões ocorram no primeiro semestre de 2026, com um investimento total de R$ 19 bilhões ao longo dos 30 anos do contrato. A Linha 14, em particular, apresenta desafios relacionados ao modelo e à fase de construção, gerando dúvidas no governo e necessitando de republicação de pontos específicos.
Desafios na Construção do Trem Intercidades
A construção do Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba, com a TIC Trens como concessionária, também é um foco de atenção. O projeto, que inclui a conexão com a Linha 8-Diamante, enfrenta desafios de execução, especialmente no trecho entre Jundiaí e São Paulo, previsto para começar em abril de 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra impactará a Linha 7-Rubi, exigindo intervenções em estações já existentes.
Operação da Linha 7-Rubi e Defesa do Sistema Metroferroviário
A concessionária TIC Sorocaba destaca a conclusão da operação integral da Linha 7-Rubi, com início em novembro, após 18 meses de transição com a CPTM, incluindo treinamento e operação assistida. Pedro Moro, CEO da TIC Trens, defende a importância do sistema metroferroviário para acelerar o deslocamento da população, especialmente em áreas densamente povoadas, e propõe o uso do transporte individual apenas para o “último quilômetro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Sobre o EXAME INFRA
O EXAME INFRA é um podcast da EXAME em parceria com a empresa Suporte, especializado em desafios do setor de infraestrutura no Brasil. Os episódios quinzenais estão disponíveis no site do podcast.
