Guilherme Theo Sampaio prevê leilões da Ferrogrão em 2026; projeto de R$ 25 bilhões visa evitar desperdício logístico.
O leilão da Ferrogrão, iniciativa aguardada há tempos, deve ser realizado em 2026. Guilherme Theo Sampaio, presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), confirmou a previsão em entrevista ao podcast EXAME Infra. Segundo Sampaio, a retomada do setor ferroviário envolverá três leilões no próximo ano.
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O projeto será submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU) neste mês. A expectativa é que o certame ocorra até o final do primeiro semestre do ano seguinte. Sampaio destacou que o projeto é considerado atrativo, com interesse de diversos participantes e em conformidade com as normas ambientais e os direitos dos povos originários.
A Ferrogrão possui uma extensão de 933 quilômetros e tem capacidade para transportar até 52 milhões de toneladas de commodities agrícolas anualmente, conectando Sinop (Mato Grosso) e Itaituba (Pará). O investimento previsto para o projeto é de R$ 25 bilhões.
O Ministério dos Transportes estima que a ferrovia possa evitar um desperdício anual de R$ 7,9 bilhões, devido a ganhos logísticos. A pasta defende a obra como uma alternativa para reduzir a dependência da rodovia BR-163 no escoamento da produção agrícola.
O Supremo Tribunal Federal (STF) foi questionado sobre o projeto devido à sua potencial interferência no Parque Nacional do Jamanxim. O governo afirma que o traçado do projeto foi redesenhado, solucionando a questão legal.
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Além da Ferrogrão, Theo Sampaio planeja leiloar a ferrovia EFT 118 no primeiro semestre e o Corredor Leste-Oeste (FICO-FIOL) até o fim de 2026. A agência reguladora também avançará nas renovações antecipadas da ferrovia Centro-Atlântica (controlada pela VLI) e da ferrovia Tereza Cristina no próximo ano.
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