Leão 14 lidera Missa do Galo no Vaticano com mudanças no cronograma natalino

Papa Leão 14 lidera Missa do Galo no Vaticano em 24/11/2025. Tradicional celebração marca o início do Natal, com horário adaptado por Leão 14.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Missa do Galo, tradição anual da Igreja Católica no Vaticano, será celebrada nesta quarta-feira, 24 de novembro de 2025, na Basílica de São Pedro. A cerimônia marca o início das celebrações de fim de ano da Igreja Católica no Vaticano. O pontífice, Leão 14, que deixará o cargo em maio, conduzirá a missa pela primeira vez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças no Cronograma Natalino

O cronograma natalino deste ano apresenta algumas alterações. A Missa do Galo será celebrada às 22h do horário local, equivalente a 18h de Brasília. Essa escolha visa estabelecer um ponto intermediário entre a tradição histórica da meia-noite e as adaptações feitas por seus antecessores.

Histórico da Celebração

Tradicionalmente, a missa era celebrada pela meia-noite. Até 2009, o papa a celebrava nesse horário. Bento 16 transferiu a celebração para as 22h e, posteriormente, para as 21h30, horário que foi mantido pelo papa Francisco até 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adaptações por Razões de Saúde e Covid-19

Devido às restrições de circulação causadas pela Covid-19, a missa foi transferida para as 19h. Essa medida foi mantida devido à idade avançada e aos problemas de saúde do papa Francisco.

Celebrações do Dia de Natal e Ano Novo

O pontífice celebrará a Missa do dia de Natal nesta quinta-feira, 25 de dezembro, às 6h (horário de Brasília). A última vez que um pontífice comandou a cerimônia foi em 1994, quando o papa era João Paulo 2º. No Ano Novo, a celebração das “Primeiras Vésperas” será realizada em 31 de dezembro, às 13h (horário de Brasília), com o recitação da benção Te Deum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Missa do Dia Mundial da Paz

Em 1º de janeiro de 2026, o pontífice celebrará a Missa do 59º Dia Mundial da Paz na Basílica Vaticano, às 6h de Brasília.

Sair da versão mobile