Lavagem do Bonfim: Tradição Religiosa em Salvador
A Lavagem do Bonfim é uma celebração religiosa tradicional da Bahia. Nesta quinta-feira, 15, os fiéis se reúnem em Salvador para a peregrinação. A manifestação religiosa, embora movimente a capital, não é um feriado oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Expectativas de Público e História da Celebração
Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a expectativa é que mais de um milhão de pessoas participem da Lavagem do Bonfim. A tradição remonta ao século XVIII, quando a imagem do Santo Bonfim chegou em Salvador. Inicialmente, negros escravizados realizavam a lavagem da igreja para as festividades.
Evolução do Ritual
Após a proibição da prática, o ritual migrou para o adro e as escadarias. Com o tempo, elementos do candomblé foram incorporados à tradição. Atualmente, a Lavagem do Bonfim é realizada por fiéis vestindo roupas brancas, típicas da religião de matriz africana, e utilizando água de cheiro, flores e ervas em homenagem a Oxalá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como Acontece a Celebração
Os participantes percorrem aproximadamente oito quilômetros, realizando orações, agradecimentos e pedidos. A celebração une católicos e filhos de santo. O cortejo segue da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.
Segurança e Suporte aos Participantes
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) mobilizou 2.087 policiais e bombeiros para ações preventivas durante a Lavagem do Bonfim. O apoio inclui o uso de câmeras e Plataformas de Observação Elevada (POEs). O Corpo de Bombeiros coordena quatro postos de comando ao longo do percurso e oferece pontos de hidratação em locais estratégicos, como o Trapiche Barnabé, o Mercado do Peixe, o Largo de Roma e a Igreja do Bonfim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
