Reabertura da Missão Diplomática Americana em Caracas
Laura Dogu, principal representante dos Estados Unidos, chegou a Caracas no sábado, 31 de janeiro de 2026, com o objetivo de retomar a missão diplomática americana no país. A chegada foi anunciada através de uma publicação na rede social X. A diplomata foi recebida pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, que destacou a intenção de discutir um plano de ação com temas de interesse mútuo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prioridade, segundo Gil, é a resolução de divergências por meio do diálogo, do respeito mútuo e do cumprimento do direito internacional.
Mudança de Operação e Experiência Anterior
Dogu assume o cargo de Encarregada de Negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela, que antes operava a partir da Embaixada dos EUA em Bogotá. A diplomata possui experiência como embaixadora nos Estados Unidos em Honduras e Nicarágua. Essa mudança representa um passo importante para a retomada das relações bilaterais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Captura e Acusações Contra Maduro
A reabertura da embaixada ocorre quase um mês após a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) por forças norte-americanas. Maduro foi levado para os Estados Unidos para responder a acusações de tráfico de drogas e conspiração para narcoterrorismo.
A operação tem sido alvo de críticas por supostas violações do direito internacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Relações Diplomáticas Interrompidas
As relações diplomáticas entre Venezuela e EUA haviam sido interrompidas em fevereiro de 2019, após o reconhecimento do deputado Juan Guaidó como presidente interino do país por parte de Washington. Desde então, as relações foram mantidas apenas por meio de contatos diplomáticos indiretos.
A equipe de Dogu já está preparada para iniciar os trabalhos de reaproximação entre os dois países.
