Adiado o Lançamento Espacial Brasileiro
A operação de lançamento espacial, prevista para esta sexta-feira (19), não ocorreu conforme o planejado. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em comunicado, que a operação foi adiada pela terceira vez consecutiva. A decisão foi tomada após a necessidade de ajustes na janela de lançamento, que agora se estende até a próxima segunda-feira (22).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, o lançamento estava marcado para as 21h30 no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão (MA). As datas anteriores de tentativa foram no dia 17, às 15h45, e no dia 19, às 15h34. A FAB aguarda definição de novos horários em conjunto com a Innospace e a Agência Espacial Brasileira (AEB).
O lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, representa um marco para o Brasil no mercado internacional de lançamentos espaciais. A missão, denominada Operação Spaceward, envolve uma equipe de aproximadamente 400 profissionais, incluindo especialistas brasileiros e sul-coreanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O HANBIT-Nano possui dimensões de 21,8 metros de comprimento e 1,4 metros de diâmetro, com um peso de 20 toneladas. A missão tem como objetivo transportar cinco satélites e três dispositivos experimentais para a órbita baixa da Terra. Em 2023, a Innospace realizou um lançamento experimental do primeiro foguete, também a partir do CLA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
