Lançamento do Comitê para criação do Instituto Nacional do Cerrado ocorrerá nesta quarta-feira (20)
A iniciativa acontecerá às 11h na UnB, com o objetivo de preservar e utilizar de forma sustentável o bioma.

O Cerrado, denominado a “caixa d’água do Brasil”, é um dos biomas mais ameaçados do país, com desmatamento acelerado, expansão do agronegócio, queimadas e fragmentação de ecossistemas, além do aumento da temperatura e chuvas cada vez mais irregulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira (20), será lançado o Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado, às 11h, no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB). A iniciativa reúne universidades federais, estaduais, municipais, comunitárias e institutos federais na área de abrangência do bioma.
A reitora da UnB, Rozana Reigota Naves, avalia que o Instituto Nacional do Cerrado é mais do que um centro de excelência para pesquisa, inovação e monitoramento ambiental: é uma estratégia de soberania.
A preservação do Cerrado garante a segurança hídrica, alimentar e climática do Brasil, além de proteger comunidades tradicionais e um patrimônio natural único no mundo, destacou Naves.
As metas principais do Comitê incluem a obtenção de recursos e o desenvolvimento de parcerias em âmbito nacional e internacional; a criação do Instituto Nacional do Cerrado, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como referência em pesquisa, inovação e acompanhamento ambiental; a união de universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e sociedade civil para elaborar tecnologias e soluções sustentáveis adequadas ao bioma; e o impulso à bioeconomia e à economia circular, visando diminuir as disparidades regionais e garantir a segurança alimentar.
Leia também:

A extração de terras raras pode agravar a carência hídrica em Poços de Caldas (MG)

Em Manaus, Lula afirmou que o Brasil “finalmente alcançou o andar de cima do crime organizado: a Faria Lima”

Canoas celebra 15 anos de coleta seletiva em evento com foco no legado dos catadores
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lançamento acontece em um momento estratégico, considerando que o Brasil se prepara para receber a COP 30 em Belém (PA) em 2025.
A Universidade de Brasília, ao promover o lançamento do comitê, reiterou seu compromisso histórico com a produção de conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável, da justiça socioambiental e da proteção do patrimônio nacional, conforme ressaltou a reitora.
Serviço
É lançado o Comitê Pró-Instituto Nacional do Cerrado.
Quarta-feira, 20, às 11h.
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB)
Receba notícias do Distrito Federal no seu WhatsApp.
Fonte por: Brasil de Fato