O lançamento da madrugada de segunda-feira (12) do foguete indiano PSLV-C62, que transportava 15 equipamentos, incluindo o satélite indiano EOS-N1 e cinco satélites brasileiros, resultou em falhas e na perda do veículo. A Agência Espacial Indiana (Isro) ainda não divulgou informações sobre a localização onde o foguete pode ter caído após a ocorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detalhes do Lançamento
O lançamento ocorreu às 10h17, horário local da Índia (01h48, horário de Brasília), no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, Índia. Pouco depois do lançamento, aproximadamente seis minutos, uma falha foi detectada no terceiro estágio do foguete, o PS3, o que levou a uma alteração na trajetória da missão.
Satélites Aboard
O voo 64 do foguete PSLV-C62 transportava, além do satélite indiano, o nanossatélite Aldebaran-I, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com apoio da Associação Brasileira de Energia e Comunicação (AEB), e outros quatro nanossatélites brasileiros: Orbital Temple, EduSat-1, Galaxy Explorer e UaiSat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aldebaran-I: Prova de Conceito
O Aldebaran-I é um nanossatélite de tipo cubesat padrão 1U, com 10 centímetros de lado, projetado para validar novas tecnologias. O objetivo do projeto, que teve início há cinco anos, é auxiliar na localização de queimadas e no apoio às autoridades costeiras na busca e resgate de embarcações pesqueiras em dificuldades no mar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
