Moscou e “parceiros internacionais” financiarão ferrovia de 112 km, com conclusão em menos de 8 anos.
Um enviado do governo russo propôs a construção de um túnel ferroviário entre os Estados Unidos e a Rússia, denominado “Túnel Putin-Trump”, sob o Estreito de Bering. O objetivo seria conectar os dois países, facilitar a exploração conjunta de recursos naturais e “simbolizar a unidade”, segundo o comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A proposta, apresentada por Kirill Dmitriev, chefe do fundo soberano russo RDIF, prevê um projeto com um custo estimado de 8 bilhões de dólares. O financiamento seria compartilhado entre Moscou e “parceiros internacionais”, com a construção da ligação ferroviária e de carga de 112 km a ser concluída em menos de oito anos.
Dmitriev mencionou a possibilidade de a construção do túnel ser realizada pela The Boring Company, empresa de construção de túneis dos EUA de propriedade de Elon Musk. Ele sugeriu que a tecnologia da empresa poderia reduzir os custos do projeto, que tradicionalmente seriam superiores a US$ 65 bilhões.
A ideia do túnel se baseia em projetos anteriores, incluindo a ferrovia Sibéria-Alasca de 1904 e o plano russo de 2007. Dmitriev já estabeleceu laços com Steve Witkoff, enviado especial de Trump, e discutiu a possibilidade de grandes empresas de energia dos EUA investirem em projetos russos no Ártico.
Dmitriev publicou um esboço da rota que a nova linha ferroviária poderia ter seguido, juntamente com um gráfico mostrando o caminho entre Chukotka e o Alasca. Ele também mencionou uma ideia semelhante, a “Ponte da Paz Mundial Kennedy-Khrushchev”, que surgiu durante a Guerra Fria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O RDIF já investiu e construiu a primeira ponte ferroviária Rússia-China. Chegou a hora de fazer mais e conectar os continentes pela primeira vez na história da humanidade. Chegou a hora de conectar a Rússia e os EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.