Filme de Kleber Mendonça Filho Excluído da Competição do Writers Guild of America
O Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, a Writers Guild of America (WGA), anunciou nesta terça-feira (27) os indicados ao Writers Guild of America Award. O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, não teve a oportunidade de concorrer, devido à sua inelegibilidade para a premiação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A obra não pode participar da competição, que é considerada um importante “termômetro” para o Oscar. A razão principal é que o Brasil não é membro do sindicato americano ou de seus parceiros organizacionais. Outros filmes, como “Sirât” (Espanha) e “O Quarto de Íris” (Noruega), também foram excluídos da disputa, por razões semelhantes.
As regras do Writers Guild of America Award estabelecem que os roteiros devem ter sido escritos sob um acordo de negociação coletiva da WGA ou de parceiros associados, como a Writers Guild of Canada, Writers’ Guild of Great Britain, Writers Guild of Ireland, Writers Guild of South Africa, New Zealand Writers Guild, ALMA Sindicato de Guionistas, Screenwriters Association (Índia), Screenwriters Guild of Korea, La Guilde Française des Scénaristes, Scriptwriters Guild of Israel, a Société des Auteurs de Radio, Télévision et Cinéma ou Verband Deutscher Drehbuchautoren.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora “O Agente Secreto” não esteja na categoria de roteiro para o Oscar, o filme ainda pode ser considerado para prêmios como Melhor Filme, Filme Internacional, Ator (Wagner Moura) e Elenco. O Writers Guild of America Award de 2026 está programado para 8 de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
