Khamenei acusa Trump de “criminoso” após protestos e mortes no Irã

Aiatolá Khamenei acusa Trump de “criminoso” devido aos protestos no Irã. Líder iraniano critica duramente o presidente americano.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Aiatolá Khamenei Acusa Trump de “Criminoso” Após Protestos no Irã

O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, fez declarações sobre os recentes protestos que ocorreram no país. Em um comunicado divulgado pelo canal do Telegram do líder, Khamenei acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de encorajar os manifestantes e considerá-lo um “criminoso” devido às vítimas e aos danos causados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Khamenei afirmou que Trump “encorajou os manifestantes a prosseguirem e disse: ‘Nós os apoiamos, nós os apoiamos militarmente’”. O líder iraniano justificou a acusação de “criminoso” com base nas consequências dos protestos e nas acusações contra a nação iraniana.

A ONG Iran Human Rights, com sede na Noruega, estima que pelo menos 3.428 pessoas morreram em decorrência da repressão das forças de segurança durante os protestos, que se espalharam por diversas cidades, incluindo Teerã e regiões do norte do país, próximas ao Mar Cáspio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A organização ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas ONGs para contabilizar os mortos.

Os protestos iniciaram-se em 28 de dezembro, impulsionados por uma grave crise econômica que afetou a população iraniana. Durante o ano anterior, o rial perdeu 56% do seu valor em relação ao dólar americano, e o preço dos alimentos apresentou um aumento médio de 72%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

As manifestações começaram com uma greve de comerciantes no principal mercado de Teerã, evoluindo para outros atos e confrontos.

Sair da versão mobile