Os mercados financeiros dos Estados Unidos registraram uma semana de intensa volatilidade, impulsionada pela indicação de Kevin Warsh como possível presidente do Federal Reserve (Fed). O Dow Jones Industrial Average fechou a sessão em queda de 0,36%, situando-se em 48.892 pontos, e acumulando perdas de 0,42% na semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paralelamente, o S&P 500 apresentou uma variação de 0,42%, fechando em 6.939 pontos, mas com um desempenho positivo de 0,35% na semana.
Impacto na Valorização do Dólar e Desvalorização de Ouro e Prata
A nomeação de Warsh gerou incertezas, levando a uma recuperação do dólar americano, que subiu 0,85% após uma semana de turbulência. Essa valorização se deve, em parte, à visão mais conservadora de Warsh em relação à inflação, que historicamente favorece taxas de juros mais altas, um fator que impulsiona o dólar. Simultaneamente, os metais preciosos sofreram uma forte desvalorização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ouro registrou uma queda de 9% e se aproxima do pior desempenho desde 2013, enquanto a prata caiu 28% e também se encaminhava para o pior dia desde 1980, segundo dados da FactSet.
Análise de Especialistas
Especialistas alertam para uma possível instabilidade nos mercados. Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank, descreveu a semana como “uma que ficará para a história”. Richard Saperstein, CIO da Treasury Partners, ressaltou que a confirmação de Warsh no cargo pode gerar volatilidade, à medida que os investidores se adaptam à nova postura do novo chairman do Fed. A expectativa é que a indicação de Warsh, caso confirmada pelo Senado, possa gerar maior instabilidade nos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Desempenho dos Indicadores Financeiros no Ano
Apesar das oscilações observadas na última sexta-feira (30), o final de janeiro apresentou um panorama geral dos mercados. O S&P 500 acumulou uma alta de 1,37% no período. O ouro registrou um ganho de 12% e a prata, 16% no ano. O índice do dólar americano, por outro lado, apresentou uma queda de 1,24% no ano.
O rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos está em 4,25%, acima dos 4,16% registrados no início do ano.
