Logo Alerta Jornal
Logo Alerta Jornal
  • Home
  • Tendências
  • Finanças
  • Internacional
  • Brasil
  • Cultura
  • Política
  • Economia
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Alerta Jornal - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Keir Starmer visita sinagoga de Manchester após ataque antissemita

Keir Starmer visita sinagoga de Manchester após ataque antissemita

Keir Starmer visita local da tragédia com a esposa, Victoria, e denuncia o crescente antissemitismo no Reino Unido.

Por: redacao

03/10/2025 11:59

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ataque em Sinagoga em Manchester: Reino Unido em Estado de Alerta

O Reino Unido está nesta sexta-feira (3) em estado de “alerta” para garantir a segurança de uma comunidade judaica, após o ataque ocorrido na quinta-feira (2) a uma sinagoga em Manchester, no norte da Inglaterra, onde duas pessoas foram assassinadas. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, visitou o local da tragédia acompanhado por sua esposa, Victoria, que é judia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Responsáveis e Investigação

O chefe de governo não fez nenhuma declaração no local, mas na quinta-feira afirmou que seu país deve “superar” um crescente antissemitismo. O agressor, morto pela polícia, foi identificado na quinta-feira à noite como Jihad Al-Shamie, um britânico de origem síria de 35 anos, que nunca havia sido relacionado ao extremismo islamista. Três suspeitos de envolvimento no atentado, dois homens com cerca de trinta anos e uma mulher de cerca de sessenta, foram detidos na quinta-feira.

Vítimas e Ferimentos

As duas pessoas falecidas no ataque, cujos nomes foram revelados nesta sexta-feira pela polícia local, eram Adrian Daulby, de 53 anos, e Melvin Cravitz, de 66 anos, membros da comunidade judaica de Manchester e residentes no bairro de Crumpsall, onde está localizada a sinagoga de Heaton Park. O responsável pela polícia de Manchester, Stephen Wilson, também indicou que uma das vítimas pode ter sido atingida por um disparo das forças de segurança que intervieram para neutralizar o agressor.

Reação e Medidas de Segurança

O atentado ocorreu na manhã de quinta-feira, quando a sinagoga estava bastante movimentada devido à celebração de Yom Kipur. O agressor atropelou com seu veículo pessoas que estavam em frente ao edifício, antes de sair do carro e começar a esfaquear várias delas. Outras três vítimas do ataque continuavam hospitalizadas nesta sexta-feira com ferimentos graves, segundo a polícia, que especificou que uma foi esfaqueada, outra atropelada pelo carro do agressor, e a terceira atingida por um disparo das forças de segurança. Após o ataque, as autoridades reforçaram a segurança nos locais de culto e outros espaços comunitários judaicos. “Estamos em estado de alerta máximo”, declarou nesta sexta-feira à Sky News a ministra do Interior, Shabana Mahmood, que visitou o local do atentado na noite de quinta-feira.

Comentários e Preocupações

“Sabíamos que isso podia acontecer”, disse à AFP Alex, um empresário de 31 anos que costuma frequentar a sinagoga de Heaton Park. Ehrentreu, de 56 anos, frequentador de uma sinagoga vizinha, também destacou que o antissemitismo tornou-se “mais frequente”, especialmente desde o ataque do movimento islamista palestino Hamas em Israel, ocorrido em 7 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza. O grande rabino do Reino Unido, Ephraim Mirvis, tinha previsto viajar nesta sexta-feira a Manchester.

Leia também:

Golpe Frustrado no Benim: Tentativa de Estado Falha e Governo Reage

Golpe Frustrado no Benim: Tentativa de Estado Falha e Governo Reage

Netanyahu Projeta Avanço na Segunda Fase do Acordo de Gaza

Netanyahu Projeta Avanço na Segunda Fase do Acordo de Gaza

Macron alerta China sobre déficit comercial e busca soluções com a UE

Macron alerta China sobre déficit comercial e busca soluções com a UE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reações Internacionais

O presidente israelense, Isaac Herzog, lamentou nesta sexta-feira em entrevista à rádio LBC uma “atrocidade genuína” e considerou que são necessárias “ações firmes” para combater “esta onda horrível de terror e antissemitismo”. O rabino também declarou: “Este é um momento sombrio, não apenas para os judeus do Reino Unido, mas para toda a sociedade”. Por sua vez, a ministra britânica do Interior, Shabana Mahmood, afirmou estar “decepcionada” porque os organizadores de manifestações pró-palestinas previstas para o fim de semana não as cancelaram. “Me parece vergonhoso. Poderiam ter demonstrado moderação e concedido a uma comunidade enlutada um ou dois dias para assimilar o ocorrido”.

Informações Adicionais

Com informações da AFP

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
antissemitismoKeir StarmerManchesterReino Unidosinagoga
Foto do redacao

Autor(a):

redacao

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

Imagem do post

Eleições

Flávio Bolsonaro Pode "Implodir" Eleições, Prevê Especialista em Análise Política

10/12/2025 0:12 | 1 min de leitura

● Ministros do PT criticam PL da Dosimetria e tumulto na Câmara com Bolsonaro

10/12/2025 0:33 | 2 min de leitura

● Paulinho da Força avalia pena de 2 anos e 4 meses para Bolsonaro em Anistia

10/12/2025 0:52 | 2 min de leitura

● Câmara aprova PL da Dosimetria: redução de penas para casos 8 de Janeiro

10/12/2025 2:31 | 1 min de leitura

● Tornado Fatal em Palhoça: Família é Destruída e Deixa Múltiplas Vítimas

10/12/2025 0:06 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!