Juros altos dificultam crédito para indústria, aponta CNI em estudo de 2026. Empresários relatam 80% de problemas com taxas elevadas.
Segundo um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), oito em cada dez empresas industriais que enfrentaram dificuldades para obter crédito atribuem o problema aos altos juros. O estudo, divulgado em 20 de janeiro de 2026, na Sondagem Especial nº 98 – Condições de Acesso ao Crédito em 2025, revela o impacto do custo do dinheiro no financiamento produtivo e a cautela do setor em relação a investimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa aponta que 80% dos empresários relataram juros elevados como o principal entrave ao acesso a crédito de curto ou médio prazo (até 5 anos). A exigência de garantias reais, como imóveis ou máquinas, foi mencionada por 32% dos respondentes, enquanto a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades das empresas foi citada por 17%.
Essa ordem de importância se manteve tanto no crédito de curto prazo quanto no de longo prazo (acima de 5 anos).
Em um período de seis meses (fevereiro a julho de 2025), mais da metade das empresas (54%) não tentou obter ou renovar crédito de longo prazo, e 49% não buscaram crédito de curto ou médio prazo. Apenas 26% contrataram ou renovaram operações de curto prazo, e 17% no longo prazo.
Entre as empresas que renovaram crédito de curto ou médio prazo, 35% afirmaram que juros, prazos, carência ou exigência de garantias ficaram piores ou muito piores entre fevereiro e julho de 2025. No crédito de longo prazo, 33% tiveram a mesma avaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para 47% das companhias, tanto no curto e médio quanto no longo prazo, as condições permaneceram semelhantes.
A modalidade de risco sacado também apresenta baixa adesão, com apenas 13% das empresas afirmando ter contratado essa operação nos 12 meses anteriores à pesquisa. A pesquisa também identificou que 5% pretendiam contratar nos 12 meses seguintes, enquanto 54% declararam não ter contratado nem pretender contratar, e 29% não souberam ou não quiseram responder.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!