Juiz Macário Ramos Júdice Neto é preso na Operação Unha e Carne. PF investiga vazamento de informações da operação Zargun com suspeitas de auxílio do juiz.
O juiz federal Macário Ramos Júdice Neto, da 1ª Seção Especializada do TRF-2, foi preso na terça-feira, 16 de dezembro de 2025, pela Polícia Federal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo colunista do jornal O Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prisão faz parte da segunda fase da operação Unha e Carne, que investiga o vazamento de informações da operação Zargun. A primeira fase da operação já resultou em investigações na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e envolvimento do partido União Brasil.
Macário Ramos Júdice Neto está sendo investigado em relação ao ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, suspeito de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho, principal facção criminosa do Rio de Janeiro.
Segundo o jornalista Octavio Guedes, a Polícia Federal identificou indícios de que o juiz auxiliou no vazamento de informações sobre a operação contra TH Joias. A PF encontrou, no celular de Macário, trocas de mensagens com o juiz, que serviram de base para a segunda fase da operação.
Macário Ramos Júdice Neto foi promovido a juiz em 2023, após um período de afastamento de 17 anos, devido a sua atuação como juiz federal no Espírito Santo. O afastamento ocorreu em 2005, em decorrência de uma ação penal que investigava possíveis irregularidades em suas decisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávia Ferraço Lopes Júdice, esposa de Macário, também foi alvo de investigação até o início de novembro, período em que a investigação já estava em andamento.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!