O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na terça-feira (9) o julgamento do núcleo central da tentativa de golpe de Estado de 2022, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jurista Lênio Streck acredita que, ao final do processo, a pena do ex-presidente pode ultrapassar 28 anos.
Existem diversas teorias sobre o assunto. Essa questão não é tão matemática como parece. Meu cálculo vai entre 24 e 27, talvez 28 anos. Isso porque realizei uma soma dos cinco crimes. Se ele for condenado aos cinco crimes, cheguei, aproximadamente, a esse patamar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Streck afirma que a pena de Bolsonaro pode ser elevada se ele for considerado o principal líder do esquema golpista. “É evidente que a pena dele será maior. Tudo isso dependerá de como ele for condenado. Talvez a condenação possa até ultrapassar os 30 anos”, declara.
Para os demais réus, a expectativa é de penas um pouco menores, mas ainda próximas desse patamar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Cadastro Nacional de Saúde será integrado aos dados do Cadastro de Pessoa Física
Parlamentares brasileiros se encontram com líderes do Sahel em SP: “Combate compartilhado”
Ex-delegado do Departamento de Polícia de SP avalia que é necessário ter capacidade de inteligência policial para o envio de policiais militares à Baixada Santista após ocorrência de homicídios
O especialista destaca que discordâncias entre os ministros podem provocar novos debates no STF. “Se três ministros indicarem 27 ou 28 anos, sendo vários réus, é possível que haja diferenças na quantidade. […]. Isso pode gerar embargos infringentes que vão para todo o Supremo”, explica.
Streck destaca que o voto do ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, deve guiar a posição dos demais magistrados. “Ele é um importante guia. Nos processos colegiados, o que o relator diz baliza os demais votos. Aí se inicia a concordância ou a divergência.” […]. A partir do voto de Alexandre de Moraes, já poderemos discernir um cenário prospectivo sobre a quantidade de penas, indica.
Transmissão do Jornal Conexão BdF
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
Fonte por: Brasil de Fato
