José Jerí declara estado de emergência em Lima e Callao por 30 dias

Presidente José Jerí anuncia mudança de estratégia: “Passaremos da defensiva para a ofensiva contra o crime”. Leia no Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Estado de Emergência em Lima e Callao é Declarado no Peru

O presidente do Peru, José Jerí (Somos Peru, centro-direita), anunciou na terça-feira (21.out.2025) a declaração de estado de emergência na região metropolitana de Lima e Callao. O anúncio acompanha uma postura ofensiva do governo no combate à criminalidade, conforme declarado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A criminalidade cresceu desproporcionalmente nos últimos anos, causando enorme sofrimento a milhares de famílias e também prejudicando o progresso do país. Mas isso acabou. Hoje começamos a mudar a história na luta contra a insegurança no Peru”, disse durante seu discurso à nação, segundo nota oficial.

O estado de emergência entrará em vigor nesta quarta-feira (22.out) e terá duração de 30 dias. Detalhes específicos sobre a medida, aprovada pelo Conselho de Ministros, não foram divulgados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esta é uma luta que nos permitirá recuperar a paz, a tranquilidade e a confiança de milhões de peruanos. Guerras se vencem com ações, não com palavras”, afirmou.

José Jerí assumiu a Presidência do país em 10 de outubro, após o afastamento de Dina Boluarte (sem partido). Ele declarou um compromisso até julho de 2026, três meses após as eleições presidenciais previstas para abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Na ocasião, Jerí declarou que o Peru atravessa uma constante crise política, com governos que não concluem os seus mandatos, com instituições enfraquecidas e cidadãos cansados. Em 25 anos, o Peru teve 11 presidentes.

Sair da versão mobile