Diretor de Futebol do Flamengo Manifesta Interesse em Retorno à Europa
Em entrevista ao Canal 11, de Portugal, José Boto, diretor de futebol do Flamengo, expressou o desejo de retornar à Europa. Segundo ele, “Acho que mais 1 ano no Brasil e depois pensar em voltar à Europa, para um projeto que me agrade.” A declaração foi feita após um período de trabalho no clube carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trajetória no Flamengo
Boto teve um primeiro ano no Flamengo marcado por conquistas significativas, incluindo o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil e a Copa Libertadores. O clube também foi vice-campeão da Copa Intercontinental e venceu o Chelsea na Copa do Mundo de Clubes.
Início da Carreira
Antes de chegar ao Flamengo, José Boto iniciou sua carreira como treinador no Loures, time de sua cidade natal em Portugal. Posteriormente, trabalhou no Sacavanense e no Benfica, onde migrou para a função de observador. Em 2010, tornou-se chefe de scouting, uma função que lhe permitiu estabelecer conexões com o futebol sul-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Descobertas no Benfica
Durante sua gestão no Benfica, Boto foi responsável por identificar e contratar jovens talentos, como Ederson, David Luiz, Ramires e Ángel Di Maria, que se destacaram em seus respectivos clubes e renderam altas somas aos clubes portugueses.
Atuação Recente
Após oito anos de trabalho no Benfica, Boto foi contratado como diretor esportivo do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde permaneceu até 2021, mantendo contato com atletas brasileiros. Nas últimas temporadas, atuou como diretor esportivo no Paok, da Grécia, entre 2021 e 2023, e atualmente ocupa o cargo no NK Osijek, da Croácia, desde janeiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Perspectivas Futuras
José Boto demonstra interesse em buscar novos desafios no cenário europeu, buscando um projeto que se alinhe com seus objetivos profissionais.
