Disputa Judicial Continua no Caso Botafogo
Em uma movimentação judicial que se estende desde julho de 2025, a empresa Eagle protocolou documentos na Justiça, alegando que John Textor assumiu o controle da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Botafogo, com a colaboração ativa do clube associativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo, que começou a ganhar força em fevereiro de 2026, busca o indeferimento de três pedidos anteriores feitos pelo clube social: incluir Textor como réu no processo, determinar o ressarcimento de R$ 155 milhões ao associativo e nomear um interventor para mediar a disputa.
Detalhes da Ação Judicial
A Eagle argumenta que Textor agiu com “conivência decisiva e diária” com o clube associativo, sem apresentar provas concretas de ilegalidade que justificassem a intervenção solicitada. A empresa destaca que Textor está disseminando informações imprecisas sobre “aportes” sem ter a autoridade para realizar tais operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação se agrava com a recente decisão judicial que mantém Textor no comando da SAF alvinegra, apesar das alegações da Eagle.
Controvérsias e Pedidos
A empresa questiona a forma como o clube associativo está conduzindo a situação, apontando para um possível conluio com Textor. A Eagle também levanta dúvidas sobre a justificativa para o pedido de ressarcimento de R$ 155 milhões, argumentando que o valor deveria ser pago à própria SAF, que supostamente está sendo prejudicada pelo conflito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A empresa critica a interpretação do clube associativo, que, segundo ela, ignora os princípios do Código de Processo Civil e da Constituição Federal.
Resposta do Botafogo
O presidente do Botafogo, João Paulo Magalhães Lins, classificou as acusações da Eagle como “falsas acusações”. Ele ressaltou que todas as decisões do clube social são tomadas com base em critérios técnicos e jurídicos. A situação, segundo ele, está agravando a deterioração da situação financeira e administrativa da SAF, intensificando a disputa entre a Eagle e John Textor.
