Jogadores da Malásia suspensos: 7 atletas são banidos por documentos falsos

Suspensão de 12 meses: sete atletas são punidos em caso polêmico do futebol.

26/09/2025 13:04

1 min de leitura

Jogadores da Malásia suspensos: 7 atletas são banidos por documentos falsos
(Imagem de reprodução da internet).

Suspensões de Jogadores do Alavés por Fraude na Fifa

Facundo Garcés, do Deportivo Alavés, foi um dos sete jogadores suspensos por um ano pela Fifa nesta sexta-feira (26). A decisão ocorreu após a entidade máxima do futebol identificar o uso de documentos adulterados para permitir que os atletas disputassem uma partida das Eliminatórias da Copa da Ásia, representando a seleção da Malásia contra o Vietnã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Comitê Disciplinar da Fifa determinou que os jogadores – Garcés, Gabriel Arrocha (Unionistas de Salamanca), Rodrigo Holgado (América de Cali), Imanol Machuca (Vélez Sarsfield), João Figueiredo, Jon Irazabal e Hector Hevel (todos do Johor Darul Ta’zim) – receberiam uma suspensão de 12 meses de todas as atividades relacionadas ao futebol.

A investigação revelou que a Federação Alguemesina de Futebol (FAM) enviou inquéritos de elegibilidade à Fifa, utilizando documentos falsificados para escalar os jogadores, o que violou o artigo 22 do Código Disciplinar da entidade. Todos os sete atletas participaram da vitória da Malásia por 4 a 0 sobre o Vietnã, em 10 de junho.

Figueiredo e Holgado marcaram gols na partida. Garcés atuou em todas as partidas desta temporada pelo Alavés, que atualmente ocupa a 10ª posição em LaLiga. A Fifa também condenou a FAM a pagar uma multa de 350.000 francos suíços (R$ 2,3 milhões), enquanto os jogadores foram multados em 2.000 francos suíços (R$ 13 mil) cada.

A questão da elegibilidade dos jogadores foi encaminhada ao Tribunal de Futebol da Fifa para análise. A decisão pode ser apelada perante o Comitê de Apelações da Fifa.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):