João Fonseca avança à semifinal com abandono e é o segundo brasileiro

Thomaz Bellucci repete feito em 2011, em Acapulco. Atleta de 19 anos enfrenta Jaume Munar.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

João Fonseca Alcança Semifinal de ATP 500 em Basileia

João Fonseca demonstrou resiliência e concentração na estreia vitoriosa diante do francês Giovanni Mpetshi Perricard. A conquista, que o levou à inédita semifinal de um torneio neste nível na carreira, exigiu sangue frio e foco, especialmente ao enfrentar o canadense Denis Shapovalov.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após um início irregular, com erros e irritação, o brasileiro conseguiu a virada durante o terceiro set, com parciais de 3/6, 6/3 e 4/1, em um confronto que repetia o feito de Thomaz Bellucci, alcançando a fase em 2011, em Acapulco, quando enfrentou o espanhol Nicolás Almagro na busca por vaga à decisão.

Shapovalov começou o jogo sofrendo com as devoluções do brasileiro e cometendo erros fáceis, permitindo um break point após dupla falta. Irritado, permitiu a quebra ao parar na rede. João Fonseca vibrou com o 1 a 0, mas não aproveitou o serviço e viu o rival logo empatar em partida com início nervoso e erros em demasia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os golpes do brasileiro não entravam, as decisões pareciam equivocadas e logo a desvantagem aumentou para 4 a 1 com seu oitavo erro não-forçado no jogo.

Com uma quebra de vantagem, bastou ao confortável canadense administrar o placar para fechar o primeiro set com 6 a 3 diante de um adversário visivelmente afobado e nervoso em quadra. Por vezes João Fonseca apareceu conversando sozinho e reclamando de suas falhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Precisando ‘entrar no jogo’, o garoto de 19 anos iniciou o segundo set com um triplo break point desfavorável de 0 a 40. Salvou todos após respirar fundo e buscar concentração. Vibrando mais, conseguiu sair do buraco.

Mais agressivo, João Fonseca conseguiu quebrar o serviço no quarto game e, diferentemente do primeiro set, não desperdiçou a vantagem a seguir ao abrir importantes 4 a 1. Na hora de embalar, contudo, a ansiedade pesou mais uma vez, os erros reapareceram e Shapovalov encostou com 4 a 3 e o saque.

O brasileiro, desta vez, não se abalou, quebrou em linda cruzada e depois deixou o jogo empatado ao devolver os 6 a 3 em Winner. Shapovalov se encaminhou ao s vestiários, enquanto João Fonseca se reuniu com seu córner para definir a melhor estratégia do set decisivo.

O começo da parcial veio com João Fonseca quebrando e virando para seu técnico apontando a cabeça, em clara mensagem de que recuperou a concentração na partida. Shapovalov já não se encontrava em quadra e até para confirmar o saque tinha enorme dificuldade.

Chegou a reclamar da postura do oponente ao árbitro.

O irritado canadense se perdeu completamente e voltou a ter o serviço quebrado, ficando em desvantagem de 4 a 1. Foi novamente falar com o árbitro e optou por desistir a partida. O próximo adversário do brasileiro poderia ser o bom Felix Auger-Aliassime, quinto favorito e 12º do ranking.

Mas a desgastante reta final de temporada acabou pesando e o canadense abandonou diante do espanhol Jaume Munar após levar 6 a 3 no primeiro set e sentir um problema nas costas.

Sair da versão mobile