O presidente do partido MDB-PI, João Castro, anunciou nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, que acionará o Conselho de Ética do Senado contra o senador Hiran (PP-RR) devido a uma discussão sobre o projeto de lei da “OAB da Medicina”. A situação ocorreu durante uma sessão do colegiado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Castro, o comportamento do senador Hiran foi considerado desrespeitoso, com o uso de “palavras de baixo calão” e uma atitude direcionada à presidência do conselho e ao secretário da mesa. A altercação se deu ao discordar da leitura do regimento interno.
Hiran nega ter proferido ofensas e desrespeitado os presentes na sessão. A discussão, que durou aproximadamente um minuto, ocorreu na mesa principal da comissão, com acesso restrito e microfones desligados, devido à transmissão de um discurso de outro senador (PT-SE) por videoconferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o episódio, o presidente da comissão formalizou a representação contra Hiran, classificando a atitude como “desrespeitosa e antirregimental”. O objetivo é que o Conselho de Ética avalie o caso.
Castro considerou a conduta de Hiran “deplorável”, ressaltando o respeito ao “decoro parlamentar”. Hiran, por sua vez, argumentou que Castro “colocou algumas palavras” em sua boca e que sua objeção se baseava em uma questão de regimento interno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O senador por Roraima afirmou não ter receios em relação a possíveis retaliações. A discussão se concentrou na possibilidade de incluir em votação um pedido de vista apresentado pelo senador (PT-SE).
