Primeiro Lote de Carne com Rastreabilidade Individual Sai do Pará
A JBS anunciou a entrega do primeiro lote de carne bovina com rastreabilidade individual proveniente do Pará. O lote, composto por 12 toneladas de carne produzida pela Friboi, será comercializado nas lojas Atacadão e Carrefour Brasil em Belém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa representa um avanço para a JBS, que busca apoiar produtores na adoção de práticas sustentáveis e transparentes. O programa conta com a parceria do governo do Pará, da TNC (The Nature Conservancy) e de outros frigoríficos.
Atacadão se torna a primeira rede do país a oferecer carne proveniente de animais rastreados individualmente, utilizando brincos eletrônicos de acordo com a política pública estadual. O programa visa identificar 100% dos animais com brincos eletrônicos até 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Grupo Carrefour Brasil, por sua vez, já realiza rastreabilidade por lote, utilizando a Guia de Trânsito Animal. A nova iniciativa permite o rastreio e análise de conformidade de fazendas indiretas que fornecem para a cadeia. A rastreabilidade individual permite análises mais precisas de conformidade, incluindo fornecedores indiretos, e ao mesmo tempo aproxima o consumidor da origem do produto, fortalecendo a transparência, valorizando o produtor local e protegendo a floresta.
O CEO do Atacadão, Marco Oliveira, ressaltou que a participação no programa e a aquisição de carne com rastreabilidade individual estão alinhadas à estratégia ESG da companhia. O fornecimento dos bois com os brincos individuais foi feito pela AgroCumaru, do Grupo Mafra, para processamento pela Friboi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A rastreabilidade chegou para ficar, e é motivo de orgulho ver o Pará saindo na frente. Esse avanço traz mais valor para o nosso trabalho e reconhecimento para quem faz pecuária com responsabilidade.
O Programa Pecuária Sustentável do Pará poderá, até 2027, abastecer outros Estados com carne rastreada e livre de desmatamento. O diretor de Amazônia na TNC, José Otávio Passos, destacou que o programa transforma o setor ao promover integridade socioambiental, apoiar pequenos produtores e estabelecer critérios claros de reconhecimento.
