Repercussão Internacional Após Mapa Polêmico Postado por Presidente Argentino
A internet brasileira reagiu com forte crítica a uma publicação feita pelo presidente da Argentina, Javier Milei, em seu perfil do Instagram. A postagem, realizada na segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, consistia em uma ilustração do mapa da América do Sul que apresentava o Brasil e outros países governados por partidos de esquerda como representações de favelas, enquanto nações sob administração de partidos de direita eram retratadas como áreas desenvolvidas e futuristas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A imagem, publicada nos Stories do Instagram (onde as publicações são temporárias, desaparecendo após 24 horas), gerou uma onda de comentários e reações de usuários brasileiros. Muitos expressaram indignação e questionamentos sobre a representação do Brasil e de outros países da esquerda.
Reações e Comentários nos Redes Sociais
Os comentários nas publicações de Milei, feitas em seu feed, foram marcados por tom crítico e sarcástico. Um usuário escreveu: “Se as favelas do Brasil fizerem uma vaquinha, dá para comprar a Argentina inteira”, enquanto outro afirmou: “Com 100 reais a gente compra 10 garrafas de vinho, 20 empanadas, o time do Boca e ainda sobra troco pra comprar Buenos Aires!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Respeita”.
Comentários e Referências Econômicas
Alguns usuários também mencionaram a relação econômica entre a Argentina e os Estados Unidos, com um comentário destacando a dependência da Argentina em relação à ajuda externa. Um usuário escreveu: “A Argentina [é] o país mendigo que precisa da ajuda dos EUA para segurar a economia e depois a favela ‘é nós’”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Representação e Contexto Político
Milei publicou o mapa após a vitória do Partido Republicano (direita) nas eleições presidenciais chilenas. A representação do mapa, com a divisão da América do Sul em áreas contrastantes, gerou debates sobre desigualdade social e política na região.
A imagem dividiu opiniões e reacendeu discussões sobre a polarização política na América Latina.
