Jornais argentinos relataram o encontro entre o presidente Javier Milei (La Libertad Avanza) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 67ª Cúpula do Mercosul, ocorrida em Foz do Iguaçu (PR) em 20 de dezembro de 2025. A mídia nacional notou o momento da formalização da reunião, incluindo a foto oficial dos dois chefes de Estado na entrada do evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Análise da Mídia Argentina
O jornal Clarín descreveu a chegada como uma “recepção fria” entre os presidentes. A La Nación destacou que Milei “assumiu o papel de líder regional da direita”, buscando “capitalizar” as recentes vitórias de presidentes de direita na América Latina, com o objetivo de se tornar a principal voz das ideias liberais.
Contraste com a Abordagem de Lula
Segundo o jornal Página12, o encontro entre os presidentes brasileiro e argentino foi caracterizado como uma “saudação fria”, e Milei compareceu à cúpula com o “objetivo principal de defender uma maior liberalização do comércio dentro do bloco regional”, ressaltando o adiamento do acordo com a União Europeia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Avaliação da Mídia Argentina
O Perfil classificou a saudação entre Lula e Milei como “frio glacial”, apontando que “o encontro dos líderes do Mercosul em Foz do Iguaçu obrigou os presidentes Javier Milei e Lula da Silva a uma saudação fria e protocolar”, evidenciando a falta de afeto mútuo, apesar da importância dos dois países como parceiros comerciais.
Contexto da Cúpula do Mercosul
A 67ª Cúpula do Mercosul foi realizada em 20 de dezembro de 2025 em Foz do Iguaçu (PR). A presidência do bloco passou do Brasil para o Paraguai. O evento ocorreu no Hotel das Cataratas, localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a menos de 1 km das Cataratas do Iguaçu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A cúpula, originalmente agendada para o início do mês, foi adiada por decisão do presidente Lula, que buscava assinar o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia antes de janeiro.
