Javier Milei e José Antonio Kast reforçam laços bilaterais em encontro na Casa Rosada. Prioridades: segurança, comércio e cooperação regional.
O presidente da Argentina, Javier Milei, ofereceu seus votos de sucesso ao presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, durante um encontro realizado na Casa Rosada nesta terça-feira (16). A troca de palavras incluiu um reconhecimento da “contundente vitória” de Kast nas eleições chilenas, que ocorreram no fim de semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Milei confirmou sua presença na posse de Kast, agendada para o dia 11 de março.
A Argentina foi o primeiro destino internacional de Kast após a confirmação de sua vitória. Em comunicado oficial, o governo de Milei destacou a relevância estratégica da relação bilateral, indicando que ela entrará em uma nova fase, marcada por um “impulso renovado e compromisso” diante dos desafios regionais.
A Casa Rosada enfatizou que a colaboração se concentrará em áreas cruciais.
Durante a reunião, conforme divulgado, Milei e Kast delinearam um plano de trabalho conjunto a partir de março, com o novo governo chileno em exercício. As prioridades identificadas incluem a segurança regional e de fronteiras, o combate ao crime organizado transnacional, a promoção do comércio e investimentos, e a cooperação em setores-chave da economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A intenção é fortalecer a parceria entre os dois países.
As equipes de ambos os governos foram instruídas a iniciar reuniões para aprofundar a relação e “potencializar” o desenvolvimento dos países. O governo argentino ressaltou que os princípios que nortearão essa nova etapa do relacionamento bilateral serão a defesa da liberdade, da vida e da propriedade privada.
A administração de Milei destacou a “firme vontade política” de promover o desenvolvimento sustentado e a segurança na região.
Com a vitória de José Antonio Kast, o Chile terá um governo com uma orientação conservadora, representando uma mudança significativa em relação aos governos anteriores. A eleição foi marcada pela preocupação com o aumento da criminalidade e da imigração.
Após o resultado, Javier Milei expressou sua alegria pela vitória de Kast em publicações.
“Enorme alegria pelo esmagador triunfo do meu amigo José Antonio Kast nas eleições presidenciais do Chile”, escreveu. Em outra publicação, Milei compartilhou uma reflexão sobre a situação política global. “A esquerda retrocede, a liberdade avança”, afirmou.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!