Intervenção no Mercado Cambial do Iene é Discutida
A ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, expressou preocupação com a desvalorização do iene e sugeriu que o governo japonês pode intervir no mercado de câmbio para estabilizar a moeda. A declaração foi feita em entrevista na terça-feira, 23 de dezembro de 2025, à agência de notícias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Katayama criticou os movimentos recentes da moeda, argumentando que “não refletem fundamentos”. A ministra manifestou suspeitas sobre a influência de “movimentos especulativos” no mercado. O governo sinalizou que tomaria medidas para conter movimentos excessivos.
Na sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, o iene atingiu seu menor valor em 11 meses. Essa queda ocorreu apesar do anúncio do Banco do Japão de que a taxa de juros seria elevada para 0,75%, a maior taxa desde 1995.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado interpretou as declarações do diretor do banco, Kazuo Ueda, como um indicativo de que a instituição não tinha pressa em implementar novos aumentos de juros. A desvalorização do iene é motivo de preocupação para as autoridades, pois pode elevar os preços de importações e contribuir para a inflação geral, impactando o custo de vida das famílias.
A última intervenção do governo japonês no mercado de câmbio ocorreu em julho de 2024, quando a moeda atingiu um mínimo de 38 anos. Em setembro de 2025, os Estados Unidos e o Japão assinaram uma declaração conjunta, concordando em evitar interferir na taxa de câmbio, exceto para combater a volatilidade excessiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Após a fala da ministra Katayama, o iene subiu para aproximadamente 156 dólares norte-americanos, recuperando-se parcialmente da cotação de 157,78 registrada na sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
