Colegiado da Câmara analisa processos contra deputados bolsonaristas e avança em representação por quebra de decoro.
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realizará uma reunião nesta terça-feira, com foco no reordenamento do sorteio das relatorias em processos envolvendo deputados bolsonaristas. Esses parlamentares estão respondendo por terem interrompido uma sessão ordinária em agosto, em protesto contra decisões do Supremo Tribunal Federal. O objetivo é avançar na tramitação das representações contra Marcos Pollon, Marcel Van Hattem e Zé Trovão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido à desistência de deputados anteriormente sorteados para a lista tríplice, o processo de definição do relator das representações precisou ser refeito. Zé Haroldo Cathedral e Castro Neto, que foram inicialmente sorteados, recusaram integrar a lista, o que gerou atrasos na tramitação dos casos.
Paralelamente, o Conselho também discutirá o caso envolvendo o deputado André Janones (Avante-MG), que é alvo de representação do PL. A denúncia se refere a um incidente ocorrido em 9 de julho, quando Janones teria proferido provocações contra Nikolas Ferreira (PL-MG) durante um discurso na tribuna.
A reunião desta terça-feira prevê a oitiva de duas testemunhas indicadas pela defesa de Janones: a deputada Duda Salabert (PDT-MG) e o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA). O andamento da sessão poderá incluir também o depoimento de Janones.
Na quarta-feira, o presidente do Conselho, Fabio Schiochet (União Brasil-SC), convocou uma nova reunião para analisar pareceres preliminares em onze representações que tramitam no colegiado. A pauta inclui processos contra Janones, apresentados pelo PL, com relatorias de Castro Neto (PSD-PI) e Fausto Jr. (União-AM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, estão em análise processos envolvendo Lindbergh Farias (PT-RJ), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PL-PR) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).
A sessão de quarta-feira será dedicada à apreciação dos pareceres iniciais, etapa crucial para determinar se as denúncias atendem aos requisitos formais para prosseguir na análise. O Conselho de Ética avaliará os casos com base nos critérios estabelecidos no regimento interno da Câmara dos Deputados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.