Primeira-dama Janja da Silva Visita Escritório da Aliança Global contra a Fome
Na quarta-feira, 13 de outubro de 2025, a primeira-dama Janja da Silva da Silva visitou o novo escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, localizado em Roma, Itália. A visita está alinhada com a pauta do governo federal de combate à insegurança alimentar no Brasil e no mundo.
Aumento da Adesão à Aliança
Nas redes sociais, o perfil oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou neste sábado (18.out) que a Aliança “ganha cada vez mais força” com a adesão de 201 membros. A iniciativa busca combater a fome e a pobreza extrema no mundo.
Visita da Primeira-Dama e Compartilhamento de Vídeo
Em seu perfil no X, Lula compartilhou um vídeo em que Janja aparece conhecendo os funcionários do escritório e escreveu: “Visita da Janja ao novo escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza que inauguramos nesta semana. Um projeto que lançamos no G20 em 2024, e que está ganhando cada vez mais força, com a adesão de 201 membros: 104 países e 97 organizações internacionais”.
Assista ao vídeo compartilhado nas redes sociais (2min4s).
Janja Representa o Brasil em Eventos Internacionais
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa proposta pelo presidente Lula durante a presidência do Brasil no G20, em 2024. Janja tem representado o Brasil na promoção da iniciativa em fóruns internacionais, como na FAO (em Roma) e em outros eventos da ONU (Organização das Nações Unidas).
LEIA TAMBÉM!
“A Aliança é um hub de conhecimento e de política pública, que conecta tudo isso ao financiamento. A ideia é tentar implantar políticas públicas bem-sucedidas de forma estruturante nos países —claro, nos países interessados”, diz Janja no vídeo.
Participação no Fórum Mundial da Alimentação
Janja foi escolhida para representar o Brasil no Fórum Mundial da Alimentação. O encontro começou na terça-feira (14.out) e terminou na sexta-feira (17.out), reunindo representantes de governos, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado. Janja tem agenda com cerca de 10 atividades programadas durante os 4 dias do evento.
Na sexta-feira (17.out), com sua presença na sessão de encerramento do fórum, onde discursou e afirmou que o governo brasileiro determinou o envio de “alimentos, remédios e itens de primeira necessidade” para a Faixa de Gaza. O anúncio foi feito durante o discurso de encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, organizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), em Roma.
Janja afirmou que “a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente crianças” e que os países não estão “agindo com a pressa e agilidade necessárias”. “Neste momento, os palestinos precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio para que o cessar-fogo seja definitivamente cumprido”, declarou durante a fala.
O Fórum Mundial da Alimentação é considerado o principal evento anual da ONU. A edição de 2025 marca 8 décadas de fundação da organização internacional. O encontro busca discutir estratégias para a transformação dos sistemas alimentares globais.